Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Como a adolescência é uma fase de grande turbulência emocional, nossa dedicação deve ser intensificada quanto às necessidades de higiene bucal e utilização de aparelhos ortodônticos no seu dia-a-dia.

Os jovens têm que ser compreendidos em função do momento que enfrentam, e, ao mesmo tempo, cativados para que atuem responsavelmente em seus retornos periódicos e cuidados pessoais.

A Antroposofia é um recurso importante na resolução de problemas bucais nesta fase em que tantos aspectos hormonais estão envolvidos.

Um papo para adolescentes com a Doutora Carmem

Saiba que se você não se cuidar, tudo pode acontecer, inclusive com você!

E, a dureza é que depois que a doença se instala, a cura pode ser demorada e exigir muitos cuidados, muito além do que você precisaria para manter sua boca saudável. Vamos então fazer um ligeiro plano de ação:

  • Adolescentes comem muitas vezes ao dia. Pense que, todas as vezes que comer, em 20 minutos a placa bacteriana está causando um estrago em sua boca. Solução: procure pensar antes de comer, tanto na freqüência (por ex, uma bolacha recheada a cada meia hora!) quanto nas características do alimento (os grudentos e doces são os piores);
  • A sujeira precisa ser removida com a escovação (não há como fugir disso!), pelo menos três vezes ao dia, após as refeições. Se optar por “cair em tentação” mais vezes durante o dia, ou antes de dormir, sem problema: escove os dentes em seguida;
  • Comum as espinhas acabarem com a auto-estima do adolescente. Há várias possibilidades de tratamentos bacanas, que podem até colaborar com a saúde geral, mas pense um pouco: será que não dá para comer menos isopor colorido e gorduroso, disfarçado de alimento? Você sabia que os achocolatados são 80% açúcar colorido?
  • Estão tentando fazer sua cabeça, para que você compre e coma cada vez mais “coisas” que não têm anda a ver com alimento. E você acaba assim, gastando dinheiro e se acabando!
  • Os alimentos gordurosos são uma dificuldade, pois seu organismo não dá conta de metabolizar tanta gordura. Todos os excessos, se transformam em que? Espinhas, falta de disposição, excesso de peso, oleosidade nos cabelos, enfim, tudo o que você não precisa. Verifique o que vai comer: é um alimento de qualidade, ou só figuração? A vítima pode ser você;
  • As visitas regulares ao dentista ajudam a manter seu sorriso saudável. É rápido e simples.

O Fumo

Se você não fuma, não pense em começar! Veja porque…

Além de muitos outros problemas , o fumo pode manchar seus dentes e o tártaro acumulado sobre eles, além de contribuir para o mau hálito. Ao longo do tempo, o hábito pode aumentar o risco de câncer bucal e doença das gengivas e demais tecidos.

Enquanto a maioria está querendo dentes mais brancos, você não vai querer ir contra a corrente, vai?!?….

Atualizado em 03 de Abril de 2014.

Para conhecer melhor a filosofia de trabalho, leia os artigos e assista aos vídeos publicados em nosso site. Entre em contato com a Clínica AMAI e marque uma visita, pelo fone: (11) 3284-5162 ou e-mail: contato@clinicaamai.com.br
Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)