Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Bruxismo em Crianças (ranger os dentes)

Publicado em: 10/03/2011

Última atualização em: 24/06/2011

Categorias: Odontopediatria

Autor: Doutora Carmem

As crianças possuem algumas características comuns, por causa das condições em que nós adultos vivemos.

O que vem a seguir, é o que mais encontro como descrição do perfil das crianças, pelas próprias mães (copiei de uma ficha atendida ontem).

“Meu filho  é muito ansioso e agitado, de personalidade forte, não gosta de ser contrariado e obrigado a nada que não queira fazer, muito competitivo e não sabe lidar bem com as frustrações.”

Quando os pais buscam solução para um problema dentário infantil por um odontopediatra, na maioria das vezes, não conseguem ver a abrangência do assunto. O Bruxismo é um caso clássico.

Os adultos acabam não deixando outra alternativa para os pequenos, que vivem num esforço contínuo pelo nosso modo de viver e pelo que oferecemos a eles.

Sem perceber que as crianças são reflexo de nosso estilo e que cumprem o mesmo roteiro dos pais, acabamos não relacionando uma coisa à outra. Ou seja, as conseqüências do viver adulto e suas manifestações na infância, como o bruxismo.

Soluções para o Bruxismo

O bruxismo pode ser considerado um estado de hiperatividade muscular, que aparece frente a estímulos ligados ao meio ambiente e à forma como a vida dessa criança é conduzida. Então, o bruxismo pode ser considerado uma reação frente a situações vividas, da maneira como são vividas.

Vejamos o que estas crianças podem ter em comum:

Vamos começar agora?

E finalmente!

Caso você não coloque limites adequadamente, o que seu filho REALMENTE ESPERA QUE VOCÊ FAÇA,  a resposta será esse transbordamento, essa insegurança, essa agitação por sua ausência, seu não posicionamento firme. E amoroso.

A medicação Antroposófica pode ajudar muito na busca do equilíbrio, diminuindo ou até mesmo  acabando com as manifestações do bruxismo, mas as modificações no âmbito das relações é imprescindível para a solução do Bruxismo.

Dra Carmem Silvia

Veja também os temas:

42 Comentários:

  1. Jaqueline Teixeira Matos disse:

    Boa Noite!

    Minha filha Dª tem 5 anos e 3 meses e ela range os dentes na hora que está dormindo. Citei esse problema com a Odontopediatra e ela disse que não aconselha o uso do aparelho por estar em fase de crescimento e perderia logo, e também seria muito incomodo para ela.Ela me informou também que pela idade dela isso não é normal e disse para que pedisse a Pediatra um exame bem apurado de vermífugos do tipo ameba. Fiquei muito preocupada com isso porque cuido muito bem de sua alimentação e saúde. Gostaria de saber se este pedido dela confere?

    Desde já agradeço a atenção!

    Atenciosamente ,Jaqueline T Matos

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)