Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Cárie de mamadeira e cárie em bebês

Publicado em: 10/09/2010

Última atualização em: 13/12/2011

Categorias: Cárie de Mamadeira, Odontopediatria, Prevenção

Autor: Doutora Carmem

cárie de mamadeira e cárie em bebês

cárie de mamadeira e cárie em bebês

cárie de mamadeira e cárie em bebês

cárie de mamadeira e cárie em bebes

Cárie de mamadeira – Muitos pais talvez não estejam cientes de que, a partir do aparecimento dos “dentes de leite”, o bebê se torna suscetível à cárie. E quando notamos a presença dela, geralmente a doença já está estabelecida. Infelizmente, metade de nossas crianças em idade escolar sofrem deste problema.

É importante saber que, com alguns cuidados adequados, se torna fácil manter os dentes de seu bebê saudáveis. Não se intimide com as dificuldades que porventura enfrente, pois elas serão superadas com informação e treinamento corretos em higiene e cuidados com a alimentação do bebê.

Aprenda mais sobre alimentação do bebê, lendo os seguintes artigos:

O que é Cárie de Mamadeira?

É uma condição que pode destruir os “dentes de leite” e representa a forma mais comum de cárie em crianças com idade inferior a 3 anos. Sua causa está na ingestão constante, e por longos períodos, de líquidos açucarados ou não como o leite com ou sem misturas (incluindo o leite materno), fórmulas com farinhas, suco de frutas, água de côco, achocolatados, sucos de soja e qualquer outro líquido adoçado ou não, exceto água. Há várias pesquisas científicas que tratam deste tema bastante controverso.

O primeiro estágio da cárie de mamadeira ou cárie em bebês é o aparecimento das manchas brancas em forma de linha esbranquiçada próxima à gengiva. Essa condição é reversível e pode ser tratada. Por isso é tão importante que os pais recebam orientações adequadas. Mas, se não houver cuidado, o problema pode evoluir para cavitações (cárie – descontinuidade no esmalte, com o rompimento de sua integridade) que, com o tempo, poderá adquirir uma coloração marrom.

Os dentes de leite anteriores superiores são os primeiros a serem afetados. Num estágio mais avançado, temos o comprometimento dos posteriores.

O que você precisa saber é que amamentar (1), bem como alimentar seu bebê (2), é essencial, mas é preciso higienizar os dentes após as mamadas ou refeições.

Como se formam as cáries de mamadeira ou cáries em bebês tão jovens?

Cárie de mamadeira - Placa bacteriana evidenciada em crianças jovens

Placa bacteriana evidenciada em crianças jovens

Os dentes são cobertos por uma camada fina de restos alimentares que, com a ação dos microrganismos, formam a placa dental. Esses restos alimentares são usados como fonte de energia pelas bactérias da placa.

As bactérias sempre bem alimentadas (mesmo que você ofereça para seu bebê conteúdos que não contenham açúcar), estão frequentemente produzindo ácidos e atacando o esmalte dental, o que poderá resultar em cárie generalizada.

Assista a esse vídeo esclarecedor sobre a cárie de mamadeira:
[flv width="300" height="220"]http://www.clinicaamai.com.br/video/restauracoes/cap476.flv[/flv]

dormindo com a mamadeira - aumento do risco da cárie de mamadeira

 

O problema não é só o que a criança toma, mas com que frequência e por quanto tempo seus dentes estão expostos aos alimentos. Da mesma maneira, permitir que a criança durma com a mamadeira pode prejudicar, entre outras coisas, seus dentes.

O aleitamento materno é indicado como o melhor tipo de alimentação, mas por período de tempo limitado. Se a criança tiver dentes e adormecer mamando no seio, o efeito pode ser nocivo também. (veja esta cartilha do Ministério da Saúde sobre Saúde da Criança – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar) Enquanto o bebê dorme, o fluxo salivar diminui e a matéria orgânica permanece mais tempo em contato com os dentes, causando desmineralização generalizada do esmalte.

Você pode prevenir isso, ficando atenta para o que a criança come e ingere entre as refeições e fazendo a higiene dos dentes e da boquinha antes de dormir.

Leia mais sobre amamentação no site do SENAC.

Não acostume seu filho com comidas adoçadas como recompensa e não mergulhe chupetas em açúcar ou mel. A criança pode ser ensinada a tomar líquidos na xícara assim que deixar a amamentação. Isso eliminará o uso demasiadamente prolongado da mamadeira.

Mantenha limpa a boquinha de quem mais precisa de você.

Após cada alimentação e amamentação, aprenda com um odontopediatra como higienizar e quais os recursos existentes para a higiene bucal de seu bebê. Os dentes devem ser limpos assim que apareçam na cavidade oral. Continue limpando e massageando as gengivas nas regiões em que os dentinhos não nasceram.

Não se esqueça da língua e palato (céu da boca).

 

E o Flúor?

Há várias formas de aplicação de flúor, tanto domiciliar, quanto em consultório, que poderão ser muito úteis, desde que cuidadosamente indicadas. Leve seu bebê para uma avaliação odontológica com um odontopediatra e estabeleça o programa mais adequado para ele.

Saiba que o flúor não é a única alternativa para a prevenção de cáries em bebês e crianças, e não deve ser usado de forma indiscriminada.

A Antroposofia (3) disponibiliza recursos muito eficientes que visam o estabelecimento da saúde de forma global, tornando-se, assim, um forte aliado da odontopediatria.

Muito mais conforto e segurança podem ser conseguidos com orientações pedagógicas (veja orientações neste artigo)  e medicações homeopáticas e antroposóficas.

Veja no SPA Dental Infantil, alternativas para tratamentos de cáries por ingestão prolongada de mamadeira ou por amamentação noturna sem higiene posterior dos dentes.

Por que os dentes de leite são importantes?

Entender a importância dos dentes de leite é o primeiro passo. Eles são importantes para manter a saúde global da criança e, por isso, precisam ser mantidos saudáveis até sua natural esfoliação (queda), veja o artigo sobre os dentes de leite, que tem um ótimo vídeo demonstrando o processo de esfoliação (queda).

Dentes de leite também são importantes para assegurar um sorriso bonito, que dará uma sensação de bem estar e segurança para a criança. Além disso, ajudam na boa pronúncia e na mastigação, fazendo parte do processo de digestão.

Alguns alimentos saudáveis, como frutas, cereais e verduras cruas, são impossíveis de serem mastigados se a criança não tiver bons dentes, ou os tiver extraído precocemente. Os dentes cariados podem ser sensíveis à pressão, frio e calor, podendo afetar a vontade da criança se alimentar.

Como os dentes de leite possuem condutos com vasos e nervos, podem ser afetados pelas bactérias da cárie e acabarem levando a tratamentos de canal (veja artigo sobre endodontia – tratamento de canal)  mais trabalhosos com necessidade de medicações, com a formação ou não de abscessos.

abscessos em dentes de leite deciduos anteriores

Abcessos em dentes decíduos anteriores

Dentes de leite são importantes na manutenção dos espaços para os dentes permanentes e permitem aos ossos da face se desenvolverem correta e harmoniosamente.

cárie de mamadeira em dentes de leite anteriores que perderam estrutura das coroas

Dentes anteriores que perderam toda a estrutura das coroas

Se o dente de leite for perdido precocemente, o dente permanente pode não “nascer” no seu devido lugar. Como resultado, haverá uma desorganização, com o fechamento dos espaços para os sucessores permanentes e necessidade de tratamento ortodôntico. (Fazer link com video de perda deprecoce de dentes em dentição de leite).

Assista a esse vídeo para que tenha a noção das consequências da perda precoce de um primeiro moçar decíduo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6ugw1mggeQo[/youtube]

Os pais esperam que seus filhos sejam tratados sem dor ou desconforto, sem riscos e sem choro.

Crianças esperam tratamento sem dor ou desconforto

Se a cárie de mamadeira for detectada num bebê (criança com menos de três anos de idade), essa expectativa é irreal. O bebê só sabe chorar, ele ainda não sabe se expressar. Tratamentos sob anestesia geral ou sedação   são inadequados, dispendiosos e sempre acarretam mais riscos para seu bebê.

O tratamento em consultório pode ser incompreensível para um bebê que não consegue ficar parado. Além disso, será um tratamento mais trabalhoso e dispendioso. A prevenção é a única solução racional para o problema da cárie de mamadeira.

Comente ou envie  suas dúvidas preenchendo os campos abaixo e saiba mais sobre a Cárie de Mamadeira, lendo nossas sugestões abaixo. Participe!

Amamentação consciente e desmame pacífico

Cárie em Crianças

Existe caso impossível de se tratar na odontopediatria?

Seu filho pode adorar ir ao dentista. Duvida?

A clínica odontológica infantil

Cárie em dentes de leite

Sedação para tratamento odontológico de crianças com cárie

 

Dra. Carmem Silvia – Dentista de Crianças

 

Referências do artigo:

(1)  http://desmameconsciente.com.br/amamentar-muito-alem-de-nutrir/

http://www.unicef.org/brazil/pt/activities_10003.htm

(2)  http://www.amigasdopeito.org.br/?p=880

(3)  http://www.clinicaamai.com.br/medicamentos-antroposoficos-homeopaticos-uma-alternativa-eficiente-segura

Veja também os temas:

181 Comentários:

  1. [...] tem mais matérias sobre cárie de mamadeira, o link já direciona para a matéria. ABC da Saúde Clinica Amai Minha Vida Odontodicas Revista Crescer Saúde e V ida On Line Saúde na Internet Não deixe de dar [...]

  2. aliceia disse:

    BOM DIA!
    gostaria que me ajuda-se moro no estado RJ cidade Niterói, tenho uma filha de cinco aninhos e levo ela desde 3aninhos ao dentista, ela começou com uma pequena carie no dente da frente, depois passou para os dentinhos do lado, e logo depois para os molares, consegui atendimento em uma universidade, onde ela colocou duas coroas, mais comecei a trab fora e la o atendimento era toda semana, e não tem quem leve ela. Fico muito triste, gostaria de encontrar um bom profissional por aqui! faço a escovação dela quando estou em casa , mais quando esta na escola não tenho como, ela disse q nem sempre da tempo na hora do lanche! vc pode me ajudar estou muito triste com a saude bucal da minha filha!

  3. Solange disse:

    Por favor meu bebê de 1 ano e sete meses sempre gostou de escovar os dentes, mas a alguns dias ele tem apresentado sangramento em seus dois dentinhos superiores e não me deixa escová-los. Hoje peguei ele na marra para olhar e percebi que o freio superior da boquinha dele está entre os dentinhos e aparenta estar inflamado. O que fazer? Ele não tem nenhuma cárie, pois sempre cuidei muito bem de seus dentinhos mas agora estou muito preocupada. Devo procurar a médica dele ou um dentista?

  4. minha filha sou tem 1 ano é 7 meses mais os dentes dela ja ta ficando com carie oque fasso

  5. minha filha sou tem 1 ano é 7 meses mais os dentes dela ja ta ficando com carie é ja tem um quebrado sera que o dentista ajeita?

  6. rodrigo disse:

    olá minha filha esta com os dentes de leite ainda pois esta nascendo uma pontinha de dente na parte de cima dos dentinhos da frente, mas bem acima, queria saber o q faço?

  7. karina disse:

    Olá boa noite o meu filho tem dois anos e 3 mesês ele foi diagnosticado que está com carie de mamadeira levei eles em dois dentista eles me disseram que as manchas amareladas eram por causa de um remédio de anemia que ele tomou qdo os dentinhos estavam pra nascerem e por serem dentes de leite não precisavam mexer. Qdo pesquisei pela net e encontrei um profissional que trata carie de criança. Os dentinhos dele da frente os dois quebraram um pedacinho. E hoje eu estou desesperada pois o tratamento ainda não começou e hoje ele bateu a boca e quebrou um pedação do dente da frente a Dra pode me responder se ele vai ter que retirar esse dentinho tô muito preocupada ele não ta conseguindo comer e fala que dói obrigada…

    • Doutora Carmem disse:

      Karina,

      O dentista especializado que você escolheu, poderá definir isso para você.

      Não tenho como ficar fazendo suposições agora.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

  8. Priscila Albertina Guilherme dos Santos disse:

    Olá, meu filho está com algumas cáries de mamadeira, levei ele a uma odontopediatra e ela disse para retirar a mamadeira dele e inciar um tratamento com ele, porém ele nem senta na cadeira do consultório, menos abre a boca. Estou seguindo o que ela me pedi com escovão com flúor, ela disse que enquanto ele não ficar quieto não tem como fazer algo nos dentes, não sei mais o que faço, tenho medo dele sentir dores, o que você acha que é mais cabivél nesse caso?

  9. tayna g passos disse:

    ola meu nome e Tayná e gostaria de saber se vocês só atuam em são Paulo?
    sou de belo horizonte, e meu filho tem carie de mamadeira,ele já fez tratamento mais a macinha soltou e quebrou mais ainda o dente dele não sei onde levar já que escovo regularmente os dentes dele.começamos o tratamento já com uma semana soltou de dois dentes, e agora depois de algum tempo o dentinho do meio aonde tinha macinha escureceu e ela soltou e quebrou um pedaço do dente dele e não quero levar na mesma clinica não gostei do tratamento deles!e observei que o seus são diferencial gostaria muito de achar uma igual aqui em bh se puderem me indicar serei grata!!! .

    • Doutora Carmem disse:

      Tayna,

      Infelizmente não sei de profissional que possa ajudar por aí.

      Tanto é assim, que muitos pacientes acabam vindo para São Paulo para tratamento.

      Se este for seu caso, por favor ligue para nós e veja a viabilidade.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia

  10. Mariana disse:

    Olá boa noite, parabéns informação é muito interessante e também uma ajuda para pessoas que tem duvidas no assunto. Me ajudou e também vai ajudar muita gente!

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)