Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Cárie em Dentes de Leite

Publicado em: 22/02/2011

Última atualização em: 22/02/2011

Categorias: Cárie de Mamadeira, Dentes de Leite, Odontopediatria

Autor: Doutora Carmem

As cáries começam com alterações no esmalte que aparecem em forma de manchas brancas,  facilmente detectáveis e tratáveis antes que formem uma cárie, por profissional que trabalhe com odontopediatria.

Essas manchas representam uma alteração nos prismas do esmalte  e evoluem  para cavitações com a não remoção dos restos alimentares. O esmalte “fura” por causa do ataque ácido produzido pelas bactérias na placa bacteriana.

Muito pode ser feito para não chegarmos a tal ponto.

Não é fácil para um leigo e até mesmo para um dentista não acostumado aos dentes de leite e boca de crianças, detectar uma tendência às cáries ou mesmo uma lesão de cárie inicial. Daí a importância de um odontopediatra.

Na hora do desespero, os pais até querem ouvir que não precisaria tratar aquela cárie pequenininha, mas isso não está certo, pois a evolução do quadro pode ser desastrosa. Pense que, com um orifício no dente de seu filho, os alimentos se acumularão com mais facilidade e serão removidos cada vez com mais dificuldade.

Outra questão sempre mencionada é: “Mas como será que um odontopediatra vai conseguir abrir e tratar a boca de meu filho, ele não vai deixar!”

É importante que, quanto a essa dúvida, você passe por uma consulta odontopediátrica, para poder RESOLVER o problema de cárie de seu filho. Levante com o profissional todos os seus temores, converse sobre os recursos disponíveis que esse odontopediatra lança mão para os melhores resultados.

Como tratar a cárie nos dentes de leite, vale a pena?

Os tratamentos são realizados considerando as características da criança ( teimosia, medo, manifestações variadas) e tentando entender seu temperamento.

Além disso, é muito importante o odontopediatra entender as  condutas da família, o ambiente familiar e expectativas dos pais quanto ao tratamento.

Os tratamentos são realizados com anestesia local quando necessário, o que não representa um problema, mas sim a solução para a questão da dor.

As cáries são então removidas com o “motorzinho” e o dente restaurado com material adequado. A criança só permanece com a boca aberta, na maioria das vezes, com o uso de abridores de boca. Sem seu uso, é impossível muitas vezes, realizarmos tratamentos eficazes e seguros.

A decisão dos pais permanecerem na sala e atendimento é conjunta, e depende de fatores como idade da criança e até de experiências anteriores.

Cuidado com os tratamentos que parecem milagrosos!

O uso de cariostático (que deixa o tecido cariado escuro definitivamente), pode  parecer   uma solução viável, mas é bom que saiba que o processo de evolução da cárie pode diminuir, mas não será interrompido, principalmente  se você não fizer alterações na rotina de higiene e alimentar  da criança para a mudança do quadro.

Tratar “superficialmente” para a criança não ficar supostamente  traumatizada, só agrava o problema, que eventualmente terá que ser encarado com mais dificuldades e sofrimento para todos.

O primeiro passo é o exame clínico, a primeira consulta, tudo com muita atenção para detectarmos hábitos e características da dentição.

Quando  conseguimos enxergar a abrangência do caso e prognóstico (tendência à evolução para um quadro de cáries), partimos para a ação!

Havendo uma maior aderência de placa bacteriana nos dentes por má higiene persistente, o ph (acidez) da boca fica aumentado, e conseqüentemente, o equilíbrio comprometido.

Todas as medidas no sentido de evitarmos as cáries em dentição de leite  segundo uma visão integral, procuram restabelecer os parâmetros de saúde e vitalidade dessa criança, melhorando o sono, apetite, concentração, tranqüilidade.

Parece atraente, não? Ir tratar de cáries em dentes de leite e sair com uma criança que come, dorme e torna-se menos agitada, mais bem humorada?

Pois pode acontecer, e de quebra, sem cáries. Mas lembre-se: nada ocorre de repente. Tudo é um processo, que exige dedicação. O importante é iniciar, e caminhar passo a passo!!!

Dra. Carmem Silvia

Veja também os temas:

147 Comentários:

  1. Alexandra disse:

    Dra . Carmen me ajude estou com uma duvida muito chata , a 1 mes atras levei minha filha de 3 anos e 7 meses no dentista ela estava com 2 dentes cariados . A dentista falou q precisava fazer 2 obtiraçoes e 2 limpezas , ai ela foi fazendo uma coisa por semana pois minha filha ficava mt estressada , mas quando ela botava a aquela massinha branca no dente da minha filha no mesmo dia caia . Eu comuniquei a ela ai toda semana ela fazia de novo , só q hj foi o ultimo dia e o dente da minha filha ficou com um buraco e pretos . Perguntei pra ela se nao tinha problema mas ela falou que com crianças da idade dela nao tem problema , so q eu acho muito estranho cavar os dentinhos e deichar destampados. Por favor Dra. me ajude eu posso ficar tranquila com os dentes da minha filha ou devo leva la a outro dentista para tamparem o dentinho dela? Desde ja agradeço .

  2. larissa disse:

    Ola doutora meu filho tem dois anos e oito meses e nao deixa escovar os dentes de geito nenhum e dois dentes dele de tras estao com um buraco ja perto da gengiva . o que eu fasso estou mto preocupada..

    • Doutora Carmem disse:

      Não é caso para se preocupar, mas de cuidar!

      Acompanhe sua filha com um Odontopediatra de sua confiança!

      Dra. Carmem Silvia.

  3. Fernanda Santana disse:

    Olá. Drª. Tenho um filho de 03 anos e 04 meses, percebi hj que ele está com um buraquinho na parte de trás do dente da frente, parte superior. E na frente tá ficando escuro. O buraquinho tá mto redondinho e por dentro tá vermelho, é bem perto da gengiva. Há poucos dias eu olhei e não tinha nada. Parece muito ser cárie. Só achei estranho pq o buraquinho tá mto redondinho.
    Parabéns pelo site, as informações são mto úteis.

    • Doutora Carmem disse:

      Obrigada pelo contato e elogio, Fernanda.

      Seu filho já está um mocinho!!!

      Você já pensou em levá-lo a um Odontopediatra?

      Não perca tempo!!

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

  4. Daiane Krebs disse:

    Olá Doutora..tenho um menino de 2 anos e 6 meses e ele qdo nasceu os dentes de cima por volta de 8 meses descobrimos q ele tm freio labial, e ele não deixa escovar em cima de jeito nenhum, tem q ser na força mesmo, ai por volta de 1 ano e pouco os quatro dentes de cima começaram a quebrar ai levamos na dentista e ela fez aquele procedimento …..ñ sei o q de aluminio q deix o dente escuro e não dá dor da cárie..
    O que devo fazer, pois já está começando com outras cáries nas presas de cima e nos dentes do fundo de cima…e nesses quebrados tem como fazer uma protese?? obrigado

  5. Rafaela disse:

    ola meu filhotem um ano de dez meses e ele caio e quebrou quatro da frente e ficaram escuros e tem um careado spre fac a higiene bucal dele fui ao dentista ele diss q so podia mecher quand ele tives dois anis to preocupada voc pod m ajudar

    • Doutora Carmem disse:

      Rafaela,

      Podemos te ajudar sim!

      Ligue 3284-5162 para agendar um horário para avaliarmos quais as condições destes dentes, para serem devidamente tratados. O quanto antes.

      Obrigada pelo contato,

      Dra. Carmem Silvia.

  6. diovana disse:

    MINHA FILHA TEM 2 ANOS TA COM 4 DENTES DA FRENTE PODRE TA SO NA RAIZ OQ EU FACO ?

  7. Cely Seixas disse:

    Olá Drª, meu menino tem 04 anos e tem os dentes da frente (os quatro) com cáries. Passamos por 04 odontopediatras. Somente na última começamos a ter sucesso pois ela faz uso da sedação consciente. Quando pensei que nosso problemas iriam se resolver apareceu outro, a resina não fixa. já repetimos o processo 03 vezes e sempre cai com dias. por ter passado por vários profissionais o espaço aberto só foi aumentando. Existe algum material que possa encapar o dente para fazer a restauração fixar no dente de leite?

    • Doutora Carmem disse:

      Cely,

      A sedação não vai resolver seu problema, mas sim um tratamento que não tenha necessidade de ser refeito.

      Ligue 3284-5162 e fale com minha assistente, Carina.

      Boa sorte e obrigada pelo contato!

      Dra. Carmem Silvia.

  8. andreia disse:

    ola dra tenho um bebe de 2 anos esta com dois dentes furados e algumas aftas e esta com febre como devo proceder nesse caso

  9. Rosiane disse:

    Ola, eu tenho uma filha de 13 meses, os dentinhos dela comecou nascer com 5 meses, agora ela ja tem 8 dentes 4 em cima e 4 em baixo, dois dentinhos de cima eu percebi que estao esbranquisados e com cavitacao,levei ela na odontopediatra e ela falou que era p mim continuar fazendo a higiene normalmente, q nessa idade a bebe n deixaria mexer, eu gostaria de uma opiniao, e comeco de carie nao existe alguma coisa pra fazer para nao almentar,se deixar nao estragar o dente, pois ela mama no peito a noite. desde ja agradeco e aguardo

  10. Bruna disse:

    minha filha tem 3 anos já fez duas restauração e parece que quanto mais eu cuido dos dentes dela parece que piora, será que isso está relacionado ao que. os dentes dela da carie com muita facilidade,qual sera o motivo.obrigado

  11. regina quirino disse:

    Me chamo Regina, tenho uma filha de 2 anos e 10 meses, desde que nasceram os primeiros dentinhos dela por volta dos 11 meses, faço a higienização diaria. Hoje já escovo com creme dental com fluor, mas ela tem reclamado de dor no dente toda vez que come doce.
    Ouvi dizer que criança que bebe só agua mineral está mais propensa a ter caries por não ter fluor na agua mineral, e até hoje ela só bebe água mineral.Isso é verdade?

  12. CARLA TORRES disse:

    Minha filha de 3 anos está com carie, gostaria de saber se corticoides causa carie? Obg, CARLA TORRES

  13. Andréia disse:

    Não sei oque fazer, minha filha está com dente de leite cariado já levei ela duas vezes na condulta para tirar o dentinho mais ela não deixa, e a dentista da clinica disse que não tira mais para eu procurar outro profissional, ela não feis escandalo apenas não abriu a boca e chorou um pouco,assim fica difícil a criança deichar a dentista desiste de cara,agora vou levar ela em outra dentista fazer o rx de novo,e comesar tudo de novo.

  14. julia disse:

    eu tenho 10 anos e tenho 2 dentes cariados e tenho que habituar. o meu único medo e que eu arranque e não nasça mais meu dente eu não sei o que vou fazer a lembrando que o dentes cariados são os bem de traz porfavor medeiem uma respostao que eu faço

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)