Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Cárie em Dentes de Leite

Publicado em: 22/02/2011

Última atualização em: 22/02/2011

Categorias: Cárie de Mamadeira, Dentes de Leite, Odontopediatria

Autor: Doutora Carmem

As cáries começam com alterações no esmalte que aparecem em forma de manchas brancas,  facilmente detectáveis e tratáveis antes que formem uma cárie, por profissional que trabalhe com odontopediatria.

Essas manchas representam uma alteração nos prismas do esmalte  e evoluem  para cavitações com a não remoção dos restos alimentares. O esmalte “fura” por causa do ataque ácido produzido pelas bactérias na placa bacteriana.

Muito pode ser feito para não chegarmos a tal ponto.

Não é fácil para um leigo e até mesmo para um dentista não acostumado aos dentes de leite e boca de crianças, detectar uma tendência às cáries ou mesmo uma lesão de cárie inicial. Daí a importância de um odontopediatra.

Na hora do desespero, os pais até querem ouvir que não precisaria tratar aquela cárie pequenininha, mas isso não está certo, pois a evolução do quadro pode ser desastrosa. Pense que, com um orifício no dente de seu filho, os alimentos se acumularão com mais facilidade e serão removidos cada vez com mais dificuldade.

Outra questão sempre mencionada é: “Mas como será que um odontopediatra vai conseguir abrir e tratar a boca de meu filho, ele não vai deixar!”

É importante que, quanto a essa dúvida, você passe por uma consulta odontopediátrica, para poder RESOLVER o problema de cárie de seu filho. Levante com o profissional todos os seus temores, converse sobre os recursos disponíveis que esse odontopediatra lança mão para os melhores resultados.

Como tratar a cárie nos dentes de leite, vale a pena?

Os tratamentos são realizados considerando as características da criança ( teimosia, medo, manifestações variadas) e tentando entender seu temperamento.

Além disso, é muito importante o odontopediatra entender as  condutas da família, o ambiente familiar e expectativas dos pais quanto ao tratamento.

Os tratamentos são realizados com anestesia local quando necessário, o que não representa um problema, mas sim a solução para a questão da dor.

As cáries são então removidas com o “motorzinho” e o dente restaurado com material adequado. A criança só permanece com a boca aberta, na maioria das vezes, com o uso de abridores de boca. Sem seu uso, é impossível muitas vezes, realizarmos tratamentos eficazes e seguros.

A decisão dos pais permanecerem na sala e atendimento é conjunta, e depende de fatores como idade da criança e até de experiências anteriores.

Cuidado com os tratamentos que parecem milagrosos!

O uso de cariostático (que deixa o tecido cariado escuro definitivamente), pode  parecer   uma solução viável, mas é bom que saiba que o processo de evolução da cárie pode diminuir, mas não será interrompido, principalmente  se você não fizer alterações na rotina de higiene e alimentar  da criança para a mudança do quadro.

Tratar “superficialmente” para a criança não ficar supostamente  traumatizada, só agrava o problema, que eventualmente terá que ser encarado com mais dificuldades e sofrimento para todos.

O primeiro passo é o exame clínico, a primeira consulta, tudo com muita atenção para detectarmos hábitos e características da dentição.

Quando  conseguimos enxergar a abrangência do caso e prognóstico (tendência à evolução para um quadro de cáries), partimos para a ação!

Havendo uma maior aderência de placa bacteriana nos dentes por má higiene persistente, o ph (acidez) da boca fica aumentado, e conseqüentemente, o equilíbrio comprometido.

Todas as medidas no sentido de evitarmos as cáries em dentição de leite  segundo uma visão integral, procuram restabelecer os parâmetros de saúde e vitalidade dessa criança, melhorando o sono, apetite, concentração, tranqüilidade.

Parece atraente, não? Ir tratar de cáries em dentes de leite e sair com uma criança que come, dorme e torna-se menos agitada, mais bem humorada?

Pois pode acontecer, e de quebra, sem cáries. Mas lembre-se: nada ocorre de repente. Tudo é um processo, que exige dedicação. O importante é iniciar, e caminhar passo a passo!!!

Dra. Carmem Silvia

Veja também os temas:

184 Comentários:

  1. Nathalia disse:

    Bom dia doutora, minha sobrinha estava com os dois dentes da frente moles e em uma consulta com a dentista ela tirou sem nos consultar ,vc acha certo a descisao dela, e pq será q ela fez isso.

    • Doutora Carmem disse:

      Nathalia,
      Não tenho como opinar e sugiro que todas as suas dúvidas tire com a mesma.
      Dra. Carmem Silvia.

  2. hosana disse:

    Dra. minha filha tem 4 anos e estão ficando pretos os dois ultimos dentinhos dela,isso é cárie? que tratamento seria utilizado então?obgada

  3. Fabiana Ferreira disse:

    Ola Dr Carmem!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida,Minha filha tem três anos e os dentes de tras estavam com umas manchinhas levei ela ao odontopediatra e ela me falou que era uma manchinha ,que a carie tinha tentado entrar mas não conseguiu e fez apenas uma limpeza ,meses depois mesmo com muita higiene aquelas manchas começaram a crescer e levei ela novamente e o Dr fez algumas restauraçao e falou que era por causa do leite mesmo mudando todos os habitos dela ela continua dando manchas no dente e agora me falaram que é a saliva dela.Dr existe alguma coisa q eu posso fazer pra melhorar isso ?ela sempre escova os dentes apos as refeições e faz o uso do fio dental mais mesmo assim noto que o dente dela so esta piorando.Dr existe tendência a ter cárie?

  4. lediane disse:

    Eu consigo fazer cm q a cárie neste estagio q esta branquinha não evolua apenas cm a escovação

    • Doutora Carmem disse:

      Acho difícil responder isso sem ver o dente.
      Se for o caso de ser uma mancha branca, você pode conseguir controlar, mas você fala em cáries.
      Se for este o caso, só mesmo com tratamento. E não aconselho demorar. Ficar passando flúor em casa ou consultório não vai resolver o problema que com o tempo só piora rapidamente.
      Procure um Odontopediatra para tratamento.

      Boa sorte!
      Dra. Carmem Silvia.

  5. Adriana disse:

    Dra.,qualprocedimento que o dentista realiza para retirar uma cárie do dente de uma criança de 2 anos de idade, semser a sedação?

    • Doutora Carmem disse:

      Adriana,
      No meu caso, mais de trinta anos de experiência, muitos cursos de formação, atualização e congressos, no Brasil e exterior. Além disso, tenho que tratar de minha saúde física e mental, constantemente.
      Também considero que uma religião seja importante.
      Sem tudo isso, fica difícil conseguir bons resultados.

      Um grande abraço,

      Dra. Carmem Silvia.

  6. Adélia disse:

    É possível os dentes de leite terem pouco esmalte? Parecerem amarelos, ou transparentes?

  7. Adélia disse:

    Dr. é possível restaurar os dentes de leite de cima á frente, que estão partidos?

  8. maria sousa disse:

    gostaria muito de uma consulta para que possa ver o caso da minha filha do dia para a noite os dentes começaram a estragar ai nao teve mais volta

    • Doutora Carmem disse:

      Oi Maria!
      Ligue por favor 011-3284-5162 e agende uma primeira consulta.
      Obrigada pelo contato e boa sorte!
      Dra. Carmem Silvia.

  9. aline disse:

    Doutora estou desesperada minha filha já foi em vários dentista e ninguém faz nada a carie ta cada vez naior

  10. anastancia disse:

    dra meu filho tem 4anos e tem furos nos ultimos dentes e estao escuros o que faco?

  11. anastancia disse:

    oi dra meu filho tem 4anos e tem furos nos ultimos dentes e estao pretos o que devo fazer? obrigada

  12. lucimar disse:

    doutora minha filha de 1 ano esta com uma pequena manchinha nos dois primeiros dentes levei a dentistas ela disse que é carie ela me disse que eu devo fazer limpeza na boca dela a cada mamada sempre poque ela ta com carie mamaria disse que o valor da restauração é 720,00 nossa tomei um susto, quero saber se esse valor é abusivo poque a qui na minha cidade é a unica odontopedriatica , e tambem quero saber se fazendo a limpeza direito a carie não aumenta e nem passa para os demais dentes.

    • Doutora Carmem disse:

      Lucimar, não consigo fazer orçamento por email.
      O certo é avaliar, pois às vezes pode passar algo desapercebido.
      Se quiser, fale com minha secretária, que orienta os pacientes que vêm de fora.
      Boa sorte!
      Dra. Carmem Silvia.

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)