Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Cárie em Dentes de Leite

Publicado em: fevereiro 22nd, 2011

Categorias: Cárie de Mamadeira, Dentes de Leite, Odontopediatria

Autor: Doutora Carmem

As cáries começam com alterações no esmalte que aparecem em forma de manchas brancas,  facilmente detectáveis e tratáveis antes que formem uma cárie, por profissional que trabalhe com odontopediatria.

Essas manchas representam uma alteração nos prismas do esmalte  e evoluem  para cavitações com a não remoção dos restos alimentares. O esmalte “fura” por causa do ataque ácido produzido pelas bactérias na placa bacteriana.

Muito pode ser feito para não chegarmos a tal ponto.

Não é fácil para um leigo e até mesmo para um dentista não acostumado aos dentes de leite e boca de crianças, detectar uma tendência às cáries ou mesmo uma lesão de cárie inicial. Daí a importância de um odontopediatra.

Na hora do desespero, os pais até querem ouvir que não precisaria tratar aquela cárie pequenininha, mas isso não está certo, pois a evolução do quadro pode ser desastrosa. Pense que, com um orifício no dente de seu filho, os alimentos se acumularão com mais facilidade e serão removidos cada vez com mais dificuldade.

Outra questão sempre mencionada é: “Mas como será que um odontopediatra vai conseguir abrir e tratar a boca de meu filho, ele não vai deixar!”

É importante que, quanto a essa dúvida, você passe por uma consulta odontopediátrica, para poder RESOLVER o problema de cárie de seu filho. Levante com o profissional todos os seus temores, converse sobre os recursos disponíveis que esse odontopediatra lança mão para os melhores resultados.

Como tratar a cárie nos dentes de leite, vale a pena?

Os tratamentos são realizados considerando as características da criança ( teimosia, medo, manifestações variadas) e tentando entender seu temperamento.

Além disso, é muito importante o odontopediatra entender as  condutas da família, o ambiente familiar e expectativas dos pais quanto ao tratamento.

Os tratamentos são realizados com anestesia local quando necessário, o que não representa um problema, mas sim a solução para a questão da dor.

As cáries são então removidas com o “motorzinho” e o dente restaurado com material adequado. A criança só permanece com a boca aberta, na maioria das vezes, com o uso de abridores de boca. Sem seu uso, é impossível muitas vezes, realizarmos tratamentos eficazes e seguros.

A decisão dos pais permanecerem na sala e atendimento é conjunta, e depende de fatores como idade da criança e até de experiências anteriores.

Cuidado com os tratamentos que parecem milagrosos!

O uso de cariostático (que deixa o tecido cariado escuro definitivamente), pode  parecer   uma solução viável, mas é bom que saiba que o processo de evolução da cárie pode diminuir, mas não será interrompido, principalmente  se você não fizer alterações na rotina de higiene e alimentar  da criança para a mudança do quadro.

Tratar “superficialmente” para a criança não ficar supostamente  traumatizada, só agrava o problema, que eventualmente terá que ser encarado com mais dificuldades e sofrimento para todos.

O primeiro passo é o exame clínico, a primeira consulta, tudo com muita atenção para detectarmos hábitos e características da dentição.

Quando  conseguimos enxergar a abrangência do caso e prognóstico (tendência à evolução para um quadro de cáries), partimos para a ação!

Havendo uma maior aderência de placa bacteriana nos dentes por má higiene persistente, o ph (acidez) da boca fica aumentado, e conseqüentemente, o equilíbrio comprometido.

Todas as medidas no sentido de evitarmos as cáries em dentição de leite  segundo uma visão integral, procuram restabelecer os parâmetros de saúde e vitalidade dessa criança, melhorando o sono, apetite, concentração, tranqüilidade.

Parece atraente, não? Ir tratar de cáries em dentes de leite e sair com uma criança que come, dorme e torna-se menos agitada, mais bem humorada?

Pois pode acontecer, e de quebra, sem cáries. Mas lembre-se: nada ocorre de repente. Tudo é um processo, que exige dedicação. O importante é iniciar, e caminhar passo a passo!!!

Dra. Carmem Silvia

Veja também os temas:

27 Comentários:

  1. veronica ferreira disse:

    Por favor me ajudem , minha filha tem 3 anos e os três dentinhos do fundo estão cariados escovamos bem os dentinhos ela não come muito doce nem toma refrigerantes, mas ela ainda usa mamadeira, um dos dentes cariado quebrou um pedaço… o que fazer e porque aconteceu isso se eu faço a escovação correta?.

    • Doutora Carmem disse:

      Cara Veronica,
      Obrigada pelo contato.
      Sua dúvida é bastante comum.
      Para responder, eu preciso de mais uma informação: você já levou sua criança a um odontopediatra?
      Responda por favor, para que eu que prossiga com a sua resposta.

      Dra. Carmem Silvia.

  2. Marcela disse:

    Minha filha tem quase 3 anos, e esta com 3 dentes cariados, diz o especialista que eh por causa da mamadeira que ela ja deixou…. Nos dois 2 dente da frente na parte de cima bem no meio tem um furinho e no outro esta amarelo porque ja perfurou o dente, o especialista quer colocar dentes pivo que seriam 4 no total que eles falaram que e para nao ficar muito feio fazer o quarto tabem para que assim todos ficam parelhos, mas eu moro nos EUA, e aqui isso fica um pouco caro meu seguro so cobre para colocar os pivos de cor prata, mais eu ja vi em algumas criancas e fica muito feio, entao eu conversei com a minha mae e penso que nao eh tao necesario sendo que eu quando era pequena nao visitei o dentista ate os 7 ou 8 anos e meus irmaos tambem, e como esses dentes vao cair penso que nao tem tanta necesidade, ate mesmo porque ela ficou um pouco traumanda porque tiverao que amarrar ela numa cama pra poder fazer os rios X, o que voce me recomenda?????

  3. janaina disse:

    Boa noite,meu filho tem 2 anos,e estar com os dentes cariados ja levei no odontopediatra,e ele disse que vai cair os dentinhos e nao preciso me preocupar,o problma é que ele estar com um dos dentes furado e estou muito peocupada com isso,nao sei o que faço!!!me ajude!

  4. ANDREIA LINCK disse:

    Boa tarde!

    Meu filho está com cárie de mamadeira, o dente já está bastante amarelado, sem o esmalte, mas ainda não está furado. Um dentinho assim ainda tem alguma restauração, ou já está perdido?Sofre o risco de quebrar nao hora de tentar fazer alguma coisa??
    Desde já agradeço sua atenção!

  5. michele disse:

    olá meu filho tem 2 anos e esta com carie no dente ja levei ele na dentista e ela fez restauração em um dos dentes e outro dente não aguentou e quebrou pois ela diz que não tem tratamento para o dente do meu filho elá que rancar dois dentes da boca dele pois estou com muito medo o que faço ?????

    obrigado

  6. Silvia disse:

    Dra. Carmem, estou com uma duvida imensa, meu filho tem 8 anos e ele teve descalcificaçao em alguns dentes de leite, sendo assim ficou sujeito a aparecimento de manchas e caries. Fiz tratamento com uma dentista e ela tratou e usou retina para fechar o s buraquinhos que ali estavam. Um dos dentes teve que ser extraidos antes do tempo pois infeccionou. Agora fui em uma outra profissional e ela me disse que não se pode tratar dente de leite com resina pois o dente de leite tem na na sua formaçao canais mais abertos que ao colocar a resina, essa danifica o dente pois é fixada com uma especie de acido. , o correto seria fechar o dente com amalgama. O que faço??? Obrigada Silvia

    • Doutora Carmem disse:

      Silvia,

      Por favor, procure um profissional especializado urgentemente!
      São muitas informações desencontradas. Não dá nem para te responder!
      Continue lendo os artigos do site, mas nada vai substituir uma boa consulta.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

  7. Meire disse:

    Meu filho de 2 anos está com os dentinhos de baixo corroídos e os de cima manchadinhos, fazemos a escovação correta, já o levei a duas odontopediatras, mas me disseram que não há o que fazer e o que ele tem é perda do esmalte e que isso não atrapalhará os dentes permanentes. Porém, creio que haja algum tratamento, pois temo pela saúde bucal, o que fazer?

  8. lorena disse:

    eu tenho 10 anos e des do meus 8 tenho carie escovo de manha e meidia e de noite e não sai meus pais pede para mim escovar bem direitinho tenho 5 caries moro em itapebi ok eu faço para sarar tia

    • Doutora Carmem disse:

      Meu anjinho,

      Escovar os dentes é muito importante, mas as cáries não vão sarar com a escovação.
      Deixando tudo bem limpinho e comendo uma comida saudável, sem guloseimas entre as refeições, você conseguirá não ter mais cáries, principalmente depois que seus pais a levarem ao dentista para que você trate os dentinhos que já estão com cavidades.

      Peça para eles te ajudarem a encontrar um bom profissional aí pertinho de onde você mora.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia

  9. Fernanda disse:

    minha filha tem 1 ano e meio, e esta com um dentinho com carie.. eu escovo os dentes dela todos os dias, mas ainda assim apareceram.. mas acho q ela não vai eixar arrumar.. será que a sedação é indicada? ou devo optar por algum tratamento em casa? obrigada

  10. ruth marilia disse:

    Eu não sei o que faço, minha filha tem apenas 4 anos e perdeu quase todos os dentinhos de leite da parte superior. Será que vai prejudicar os outros dentes que estão por vim? o que vc me orienta!!!

  11. celia roque disse:

    meu filho tem quase 3 aninhos e tem 4 dentinhos bem cariados na frente da parte de cima minha pergunta e como e otratamento em crianca desta idade pois nao quero que ele leve anestesia geral que devo fazer?

  12. Anatercia disse:

    Bom dia, minha filha tem 2 anos e tem os dentes superiores todos furados , já levei ao dentista mas como ela é muito pequena não dá pra usasr o motor, ela diz que está doendo, o que eu faço? Obrigada.

    • Doutora Carmem disse:

      Anatercia,
      Não tem como tratar sua filha sem remover as cáries.
      Leia mais no site, sobre como proceder com bebês com cárie e por favor, busque tratamento adequado.
      Ela não sentirá dor e ficará saudável.
      Boa sorte,
      Dra. Carmem.

  13. Terezinha disse:

    Por favor enviem este artigo das cáries para minha filha que tem uma nenezinho de 1 ano e 11 meses e se preocupa muito com isso. Obrigada. Achei ÓTIMA esta reportagem. O e-mail da minha folha é crtrad@hotmail.com

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)