Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Como funciona a Odontologia Integral Antroposófica?

Publicado em: 26/07/2010

Última atualização em: 22/09/2010

Categorias: Antroposofia, Educação, Odontopediatria

Autor: Doutora Carmem

Quando procuramos ter uma visão integral do ser humano, as doenças passam a ter diferentes significados e  abrangências.

Os motivos que levam um adolescente ou adulto a estar com gengivite, por exemplo, podem ir muito além da má higiene bucal. Se o paciente  já foi treinado para que tenha habilidade mecânica  para executar a escovação e não o faz, o raciocínio pode nos levar a perguntar  porque sua vontade está afetada a ponto de não conseguir realizar um mínimo necessário para manter-se saudável.

Seguir essa linha de pensamento, nos leva a um encontro diferente com o paciente, pois o odontopediatra qualificado, poderá interferir nos fatores que o levam a tal atitude de desinteresse, atuando na vitalidade e equilíbrio deste organismo.

medo de dentista, por exemplo, é muitas vezes proveniente de uma série de circunstâncias, que se não consideradas, conduzem a uma condição em que ninguém vê ninguém, ou seja, o profissional não tem olhos para esta individualização do caso, e o paciente perde a oportunidade de um cuidar-se mais atencioso e efetivo.

Os recursos dependem muito da formação profissional, e pela nossa experiência, o conversar pode ser liberador, e a Antroposofia um recurso que encurta caminhos. Desta forma, o tratamento dentário passa a ser uma experiência prazerosa e única, pela possibilidade de ser transformadora.

“Respeitar uma pessoa não é possível sem conhecê-la” Erich Fromm, A arte de amar.

Portanto, a partir do conhecimento da individualidade, poderemos colaborar para que efetive um tratamento dentário, com o auxílio de recursos medicamentosos através da Antroposofia, que proporcionarão além do proposto, equilíbrio e vitalidade.

Veja mais sobre a Odontologia Antroposófica:

Odontologia Integral Antroposófica

O que é Antroposofia e Medicina Antroposófica?

Veja também os temas:

9 Comentários:

  1. vera lucia disse:

    tenho 4 filhos e três não tiveram problemas, mais minha filha mias nova de três anos e tomou muita vitaminas,e apareceu nos dentes da frente bem pretos como se fosse manchas e também carie o que devo fazer por favor me ajuda não tenho consição de pagar dentista pra ela estou muito preocupada….obrigada vera lucia

  2. Vanessa Barbosa disse:

    Oi moro em Matão interior de São Paulo,gostaria de saber se a doutora teria algum profissional na área de medicina Antroposófica,para que eu pudesse emcaminhar meu filho,pois estou muito preocupada com seus dentinhos permanentes que estão por vir.
    Os três dentinhos do fundo que já nasceram estão com uma aparência muito feia escura,parece um dente estragado acho que sem esmalte,e temo que aconteça o mesmo com os da frente,e um detalhe muito importante é que meu filho tem apenas sete anos mais sempre fomos muito cuidadosos com os dentinhos,então estamos meio perdidos sem saber o que aconteceu,será que a doutora poderia me esclarecer porque normalmente isso acontece?

    • Doutora Carmem disse:

      Vanessa,

      Em primeiro lugar você deve procurar um dentista odontopediatra, para rapidamente tratar esses dentes de seu filho. Deve er os permanentes, que erupcionam por volta dos 6 anos de idade.
      Não conheço dentista antroposófico por aí, o que poderia ajudá-los bastante. Mas mesmo assim, vá atrás de tratamento agora. Os profissionais que não têm formção para tratar de crianças, dificilmente conseguirão bons resultados, pois os dentes costumam ser sensíveis e a reconstituição é trabalhosa.

      Quanto às causas, são várias as possibilidades, mas agora, você precisa partir para o tratamento restaurador, e ir buscando um médico antroposófico que poderá orientá-la sobre um equilíbrio geral.

      Esse é o link sobre manchas nos dentes, que esclarece melhor suas dúvidas:
      Manchas nos dentes:
      http://www.clinicaamai.com.br/manchas-nos-dentes-quais-sao-as-causas-e-tratamentos

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia

  3. […] Sobre a atuação na Odontologia segundo uma visão sistêmica, leia mais em Como funciona a odontologia integral antropofósica. […]

  4. Larissa Rocha disse:

    Sabe de algum profissional que atue em Vitória/ES?

    • Doutora Carmem disse:

      Larissa,
      Por favor pesquise no site da sociedade Brasileira de Medicina Antroposófica.
      Boa Sorte,
      Dra.Carmem

  5. ANA VALÉRIA TENÓRIO DE LIMA disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO TER ACESSO A ODONTOPEDIATRA EM MACEIÓ QUE TRABALHE NA LINHA DA ANTROPOSOFIA, POIS NÃO CONHEÇO NENHUM.MEU FILHO TEM TRÊS ANOS E ESTÁ COM MAU HÁLITO PROVENIENTE DE ESTOMATITE.
    MUITO OBRIGADA.
    ANA VALÉRIA

    • Doutora Carmem disse:

      Valéria,
      Entre no site da sociedade Brasileira de Medicina Antroposófica e trate o quanto antes essa estomatite.
      Se não encontrar da linha da Antroposofia procure um homeopata, mas não perca tempo, por favor.
      Boa sorte,
      Dra. Carmem.

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)