Dicas de Livros

Vir ao dentista só para saber se a criança tem cárie é muito pouco, não?

Há anos, relacionamos saúde bucal infantil e qualidade de vida.

Por isso, todo mundo que vem ao consultório quer aproveitar ao máximo a oportunidade e deseja saber como viver essa tal vida de qualidade.

Essa lista de sugestões de leitura, não é definitiva, pode ser passível de observações e  críticas. Mas sem dúvida, é um bom começo para quem quer se aprimorar na arte  da educação e do bem viver.

Se você clicar nos títulos, poderá ler os resumos de um site de Livraria no qual poderá comprar um exemplar.

Não temos nenhum  interesse comercial  por eventuais livros vendidos a partir dos links postados. Nosso intuito é facilitar a divulgação da arte, cultura e educação.

Boa leitura!

Desvendado o Crescimento -  As fases evolutivas da infância e da adolescência

Autor: Bernard Lievegoed

5ª Edição, 2017, 176 páginas.

O crescimento infantil se constitui de segredos a serem desvendados passo a passo. Do berço à idade adulta, percorrendo etapas marcantes e decisivas para sua vida posterior, a criança e o adolescente necessitam da amorosa compreensão dos responsáveis por seu aprendizado do mundo e de si próprios.

Descrevendo de modo cativante as fases desse desenvolvimento rumo à maioridade, o Autor oferece neste livro uma riquíssima fonte de conhecimento a respeito de nossos filhos, alunos, pacientes -- enfim, até de nós mesmos, que também já fomos crianças.


A Arte de Educar em Família

Autor: Sandra Stirbulov / Rosemeire Laviano

Ser pai e mãe nos dias de hoje é uma tarefa desafiadora. Educar os filhos exige que busquemos novas formas, fazendo escolhas para encontrarmos o equilíbrio entre a importância do passado, a abertura vivenciada no presente e prepará-los para viver no futuro.

Aqui estão à disposição aspectos do desenvolvimento e da educação da criança com a finalidade de criar um espaço de reflexão, para que cada um encontre, a partir da sua própria experiência, a sabedoria para conduzir seus filhos.

A Arte de Educar em Família convida os pais a descobrirem que o segredo está em suas mãos. A chave do tesouro está no uso do conhecimento, do sentimento e da vontade realizados com consciência e amor.


O Fio de Aradne

Autor: Sueli Pecci Passerini

Resultado de uma dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo, abordando o tema dos contos de fadas na Pedagogia Waldorf, O Fio de Ariadne vem trazer aos interessados na área um importante suporte metodológico, dada a inexistência, até o momento, de textos de igual teor para a prática educacional, especialmente com base nos critérios pedagógicos em questão. Abordando desde a conceituação antroposófica do ser humano até o desempenho efetivo na sala de aula ou em grupos específicos, o texto perfaz um trajeto elucidativo para diversas opções que, por sua vez, são criteriosamente fundamentadas em experiência e bibliografia.


Comunicação Não Violenta

Autor: ROSENBERG, MARSHALL B.

Em um mundo violento, cheio de preconceitos e mal-entendidos, busca-se ansiosamente por soluções. Este livro é um manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Usando sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da comunicação não-violenta, Marshall Rosenberg ensina o leitor a - se libertar dos condicionamentos e dos efeitos de experiências passadas; transformar padrões de pensamento que conduzem a discussões, raiva e depressão; resolver seus conflitos com os outros pacificamente; criar relacionamentos interpessoais baseados em respeito mútuo, compaixão e cooperação. O método é aplicável a centenas de situações que exigem clareza na comunicação - em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.


A Linguagem da empatia

Autor: Dina Azrak

Métodos simples e eficazes para lidar com seu filho
Dina Azrak mostra de que forma se pode utilizar a linguagem da empatia no cotidiano - usar uma linguagem específica para falar com seu filho; exprimir seus sentimentos de forma respeitosa; entender o que seu filho está sentindo; criar alternativas à crítica; incentivar a autonomia nas crianças; evitar os rótulos; agir calmamente quando nada mais parece funcionar.


Três Primeiros Anos da Criança

Autor: Karl König

Com base na Antroposofia, Karl König explica como a conquista do andar ereto, o aprendizado da língua materna e as primeiras manifestaçõs do intelecto são etapas importantes na primeira infância. Entretanto, ele vai mais além, não só descrevendo de forma científica, mas esclarecendo como essas etapas desencadeam a capacidade de percepção dos sentidos mais elevados da criança, como o sentido da fala, o sentido do pensamento e o sentido do eu. E são esses sentidos mais elevados que possibilitarão no futuro o ser humano a ter consciência de si mesmo e do mundo a sua volta.


Brincadeiras criativas para o seu filho

Autor: Christopher Clouder e Janni Nicol

Este livro traz técnicas que ensinam como crianças de 2 a 4 anos podem se desenvolver com brincadeiras divertidas e imaginativas, além de explicações para se fazer mais de 20 brinquedos manuais.

 


Brincadeiras criativas para o seu bebê

Autor: Christopher Clouder e Janni Nicol

Este livro traz técnicas para ajudar bebês de 3 meses a 2 anos a se desenvolverem com brincadeiras e explicações passo a passo para fazer manualmente mais de 20 brinquedos.

 

 


Minha querida boneca

Autor: Karin Evelyn Scheven

Seria tarefa do brinquedo simplesmente preencher o tempo vago da criança, ou terá ele um significado diferente? Este livro, Minha Querida Boneca de Karin Evelyn Scheven, escrito com base no conhecimento antroposófico do ser humano, tem por objetivo estimular pais e educadores a refletir sobre o papel do brinquedo no desenvolvimento infantil. Brinquedos e brincadeiras contribuem para o estabelecimento de relações da criança com seu meio ambiente; brinquedos e atitudes saudáveis a ajudarão a construir relações harmoniosas e a desenvolver-se de modo saudável.


Educar Sem Culpa - A Genese Da Etica

Autor: ZAGURY, TANIA
Editora: BEST BOLSO
Assunto: MEDICINA E SAÚDE - PUERICULTURA

 

 


Educar Sem Culpa (livro De Bolso)

Autor: ZAGURY, TANIA
Editora: BEST BOLSO
Assunto: MEDICINA E SAÚDE - PUERICULTURA

 

 


Limites Sem Trauma

Autor: ZAGURY, TANIA
Editora: RECORD
Assunto: MEDICINA E SAÚDE - PUERICULTURA

 

 


Como educar meu filho?

Autor: SAYAO, ROSELY
Editora: PUBLIFOLHA EDITORA
Assunto: MEDICINA E SAÚDE - PUERICULTURA

 

 


Histórias Curativas para Comportamentos Desafiadores

Autor: PERROW, SUSAN
Editora: ANTROPOSOFICA
Assunto: PEDAGOGIA

O livro “ Histórias curativas para comportamentos desafiadores” de Susan Perrow, representa a realização de um sonho meu.

Nele, você poderá compreender melhor como atuar  na alma da criança através de estórias  e como fazer para selecioná-las e contá-las, ao invés de preocupar-se com algum comportamento de seu filho e acabar, no desespero, por dar um sermão ou morrer de preocupação.

Esse livro pode ter grande poder transformador em sua vida, pois convida a olhar para situações difíceis com leveza e coloca em suas mãos a varinha de condão.

E afinal, melhor que tudo, com resultados práticos evidentes.


Contos dos Irmãos Grimm

Autor: GRIMM, JACOB & WILHELM
Ilustrador: RACKHAM, ARTHUR
Tradutor: WYLER, LIA
Organizador: ESTES, CLARISSA PINKOLA
Editora: ROCCO
Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA INFANTIL

Esses são os contos de fada originais. Muitas pessoas têm reservas com relação a contar esse tipo de estórias para crianças, mas eles evocam sentimentos que fazem parte da natureza humana.

Há questões que não conseguem ser elaboradas racionalmente pelas crianças, e acabam sendo respondidas, apaziguando os conteúdos dos pequenos, a cada vez que a estória é recontada.


A Arte de Contar Histórias

Autor: MELLON, NANCY
Tradutor: RODRIGUES, AULYDE SOARES
Tradutor: ORLANDO, AMANDA Editora: ROCCO
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA

Muitas pessoas me dizem que não contam estórias para seus filhos porque não têm “jeito”. Esta obra guia os adultos no sentido da imaginação e do mundo mágico da criança. Com a ajuda de uma abordagem que visa abrir suas janelas para novas possibilidades, divirta-se com os resultados!

TOPO