Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Lavanda: forte aliada para acalmar e tratar dos pimpolhos

Publicado em: 25/10/2010

Última atualização em: 25/10/2010

Categorias: Antroposofia, Aromaterapia, Educação

Autor: Doutora Carmem

Artigo enviado pela Samia Maluf

A chegada de um bebê é um momento de extrema alegria para todas as famílias. No entanto, é comum que as mamães, sobretudo as de primeira viagem, fiquem ansiosas, com medo, cansadas e perdidas em meio a novas e desafiantes tarefas – a amamentação, por exemplo, é uma delas.

A aromaterapia, ciência que prega o uso de aromas nos mais diversos tratamentos, é uma poderosa aliada para este momento. Os aromas são provenientes dos óleos essenciais – substâncias aromáticas naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes. Inalados, aplicados ao corpo por meio de massagens, compressas ou num delicioso escalda-pés, eles restauram as energias curativas e proporcionam o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

A lavanda é o óleo essencial especialmente indicado para bebês e crianças. É possível utilizar este aroma desde o primeiro dia de vida em diversas situações. É excelente para acalmar, combater a insônia, relaxar e tratar a pele. E estes são apenas algumas das aplicações deste óleo.

O óleo essencial de lavanda pode ser utilizado durante a Shantala, massagem indiana muito aplicada em bebês. Neste caso, basta utilizar a seguinte mistura: colocar seis gotas de lavanda em 100 ml de óleo vegetal de semente de uva, girassol ou amêndoas. Esta dosagem é mínima, bem sutil, para que o bebê aproveite, sem nenhum risco, de todos os benefícios da prática e do aroma.

A hora do banho também fica especial com a lavanda se a mamãe colocar, na banheira, uma colher de café de óleo de semente de uva com uma gota de lavanda. Também é interessante usar um sabonete de lavanda – que pode ser comprado já pronto ou preparado de maneira caseira (segue receita no box).

Durante a troca, há outra dica para evitar o surgimento de assaduras: prepare uma mistura composta por 100 ml de calêndula com seis gotas de óleo essencial de lavanda. Passe esta sinergia na pele que fica em contato com a fralda.

O quarto do bebê também pode ser aromatizado com lavanda durante a limpeza. Neste caso, coloque dez gotas num aromatizador plug e o deixe ligado por 15 minutos. Nos primeiros dias, não deixe por muito tempo porque o bebê ainda estará se adaptando a novos estímulos.

Enquanto estiver usando a lavanda em seu bebê, a mamãe também estará se beneficiando. O aroma, conforme já citei, acalma, relaxa, afasta a depressão … que mãe não precisa de ajuda neste período?

Além do uso da ‘poderosa’ lavanda, recomendo que as mamães sigam seus instintos. Ninguém nos ensina a ser mãe, é algo que já está em nós, na nossa natureza e no nosso coração. O que o bebê mais precisa as mães já têm de sobra: amor.

Dica: Prepare um sabonete de lavanda para seu bebê

Compre um sabonete de glicerina em farmácias homeopáticas e de manipulação. Derreta-o em banho-maria até que fique totalmente liquido. Tire-o do fogo e coloque três gotas de óleo essencial de lavanda. Coloque a mistura numa forma de silicone ou qualquer potinho limpo. Após endurecer, retire da fôrma ou do pote e use o sabonete no banho do bebê.

A combinação da água, do toque da mãe e do aroma da lavanda fará com que seu bebê sinta-se relaxado e protegido, como se ainda estivesse na barriga da mãe.

Samia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br . Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo email atendimento@bysamia.com.br

Veja também os temas:

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)