Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Mais sobre Cárie Rampante ou Cárie de Mamadeira

Publicado em: 10/09/2010

Última atualização em: 01/08/2011

Categorias: Cárie de Mamadeira, Odontopediatria, Prevenção

Autor: Doutora Carmem

Nossas crianças são muito importantes para nós, e mantê-las saudáveis é nosso objetivo. Não somente suas mentes e corpos devem estar saudáveis, mas também seus dentes.

Infelizmente, metade de nossas crianças em idade escolar já tiveram cárie.

A seguir, trazemos valiosas informações sobre prevenção da cárie de mamadeira, para pessoas que se importam e cuidam de crianças jovens. Incentivaremos você a reconhecer e tomar os cuidados necessários na prevenção desse tipo de cárie.

O que é Cárie de Mamadeira?

Cárie rampante ou de mamadeira é uma forma específica de cárie severa, em dentes de leite, causada por hábitos inapropriados de alimentação.
Representa a forma mais comum de cárie em crianças com idade inferior a 3 anos.

A Cárie de mamadeira afeta dentes anteriores superiores. Começa com manchas brancas em forma de uma linha esbranquiçada próxima à gengiva e é difícil de ser detectada.
Essa condição é reversível e pode, nesse momento, ser tratada. Caso não o seja, pode evoluir para uma coloração marrom. Os dentes anteriores superiores são os primeiros a serem afetados. Num estágio mais avançado, temos o comprometimento dos posteriores.

A principal causa da cárie de mamadeira é o fato do bebê dormir mamando. Uma das funções da saliva é proteger os dentes. Quando a criança dorme, menos saliva é produzida e uma camada de leite envolve os dentes durante a noite toda, causando desmineralização do esmalte e cárie. Também pode ser causada por ingestão frequente de líquidos em xícaras ou mamadeiras, como se fosse uma chupeta.

É importante saber que a exposição continuada a líquidos pode provocar cárie em seu bebê, mesmo sendo somente leite puro ou leite materno.

Todos esses líquidos podem provocar cárie:

O aleitamento materno é indicado como o melhor tipo de alimentação, mas por período de tempo limitado. Se a criança adormecer no seio é semelhante a adormecer com a mamadeira e poderemos ter cáries também. A cárie de mamadeira pode afetar qualquer criança que tenha maus hábitos, independente do nível socio-econômico ou racial.

Porque os dentes de leite são importantes

Entender a importância dos dentes de leite é o primeiro passo. São importantes para manter a saúde global. Dentes de leite também são importantes para assegurar um sorriso bonito, que dará uma sensação de bem estar e segurança para a criança.

Também são importantes para a boa pronúncia e na mastigação, fazendo parte do processo de digestão.
Alguns alimentos saudáveis, como frutas, cereais e verduras cruas são impossíveis de serem mastigados se a criança não tiver bons dentes, ou os tiver extraído precocemente.
Os dentes cariados podem ser sensíveis à pressão, frio e calor, podendo afetar a vontade da criança se alimentar.
Dentes de leite são importantes na manutenção dos espaços para os dentes permanentes e permitem aos ossos da face desenvolverem-se correta e harmoniosamente.
Se o dente de leite for perdido precocemente, o dente permanente pode não erupcionar no seu devido lugar. Como resultado haverá uma desorganização, com o fechamento dos espaços para os sucessores permanentes e necessidade de tratamento ortodôntico.

Os pais esperam que seus filhos sejam tratados sem dor ou desconforto, sem riscos e sem choro. Se a cárie de mamadeira for detectada em torno dos 18 meses, essa expectativa é irreal. O bebê só sabe chorar, ele ainda não sabe se expressar. Tratamentos sob anestesia geral ou sedação são inadequados, dispendiosos e sempre acarretam riscos para seu bebê.

O tratamento em consultório pode ser incompreensível para um bebê que não entende a necessidade do tratamento. Além disso, será um tratamento mais difícil e dispendioso.

A prevenção é a única solução racional para o problema da cárie de mamadeira.

Doutora Carmem

Veja também os temas:

21 Comentários:

  1. Suzana disse:

    Olá bom dia,
    Estava pesquisando sobre cáries e encontrei seu site, q por sinal é muito esclarecedor!
    Pois bem, estou muito preocupada com o dentinho do meu bebê de 18 meses, pois estão cariados os 4 superiores, provavelmente por conta das mamadas noturnas, eu não sabia mas mesmo mamando só peito ele veio a ter cárie… Quero saber se é possível restaurar, por conta da idade e ter os dentinhos dele sadios ? Inclusive tenho fotos , eu poderia mandá las pra você? Obrigada.

  2. lidiane disse:

    minha filha esta com 2 anos, esta com perda de esmalte nos dentes da parte superior, a dentista falou que é carie, e quer fazer a aplicação de cariostatico, que segundo ela paralisa a caraie, gostaria de uma opinião como devo proceder devo fazer existe outras formas de tratamento.

  3. Priscila disse:

    Olá, meu filho tem 2 anos e 2 meses. Detectei manchinhas escuras nos dentes inferiores. O pediatra disse que é tártaro, e que a solução é escovação.
    É uma briga constante escovar os dentes dele, mas tenho intensificando, porém não tenho percebido melhora. Há como reverter? Estou com medo de já ser cárie ou algo que não tenha como ser tratado até a troca da dentição, devido à idade dele.
    Aguardo retorno.
    Obrigada!

    • Doutora Carmem disse:

      Priscila,

      Sem um exame clínico adequado, não dá para passar segurança alguma, sinto muito!

      Faça uma avaliação com odontopediatra acostumado a tratar de bebês, que certamente alguma solução será apresentada, e o mistério resolvido. Não dá para deixar passar e ficar na dúvida!

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  4. Linda Mathias disse:

    Ola doutora

    Estou desesperada,levei meu bebe de um ano e 3 meses ao dentista pois tinha uma manchinha esbraquiçada,o dentista falou que é carie,escovo os dentinhos dele sempre,o que posso estar fazendo para que suma ?tem algo que eu possa estar passando?

    Obrigada desde ja!

    • Doutora Carmem disse:

      Olá Linda!
      O que disse o dentista que você poderia fazer? Tratar, não?
      Pois esta é a u[única alternativa.
      Boa sorte!
      Dra. Carmem Silvia.

      • Linda Mathias disse:

        Ola ,ele disse que ainda e muito novo,que eu deveria continuar escovando e diminuir o doce mais ele nem come doce e nao tem como eu retirar o doce dele muito menos o leite ,estou tentando tirar ele da mama da noite tem dia que consigo tem dia que nao,ele falou que vai ficar buraco se ele mexer,e que vai ficar preto e cair o dente antes do tempo!estou desesperada e muito nervosa!se puder me ajudar com algo que eu possa passar,tipo uma pasta com fluor eu ainda nao posso?

        Obrigada !

        • Doutora Carmem disse:

          Linda, qualquer coisa que você passe sobre a superfície do dente, não será igual á uma restauração.
          Seu filho precisa ter seus dentes restaurados.

          Boa sorte,

          Dra. Carmem Silvia.

  5. lilian disse:

    ola,
    levei meu bebe de dois anos (que ainda mama a noite toda no seio) que tem 3 dentes bem cariados superiores do fundo e na frente manchas amareladas. Foi indicado cariostatico nesses do fundo e os da frente a dentista disse que faria aplicação de fluorporem nao ha nada a ser feito quanto a estetica. Gostaria de saber se essas manchas realmente nao existe tratamento para clarear… e como faço um orçamento na clinica, sai do consultorio muito arrasada, obrigada.

  6. lilian disse:

    ola,
    levei meu bebe de dois anos (que ainda mama a noite toda no seio) que tem 3 dentes bem cariados superiores do fundo e na frente manchas amareladas. Foi indicado cariostatico nesses do fundo e os da frente a dentista disse que faria aplica

  7. Regiane disse:

    Dr. Carmem, tenho uma filha com 4 aninhos, e esta com problema de caries tbm, levei ela na odontopediatra e ela fez aplicação de fluor depois me disse que tera que repetir mais tres semanas seguidas a aplicação de fluor e limpeza, fiquei preocupada esse procedimento não está sendo muito exagerado? Antes usava para ela creme dental sem fluor, agora estou usando creme dental convencional o colgate total12 numa quantidade menor que um grão de arroz. Aguardo muito anciosa a resposta, gostaria muito que me respondesse no meu endereço de email, obrigada.

  8. Lilia Dias disse:

    Aplicação de cariostatico nos dentes de bebe, deixam os dentinhos escuros/pretos? Meu bebe tem 2 anos e meio e foi indicada a aplicação de cariostatico!

  9. Lilia Dias disse:

    Meu bebe tem 2 anos e meio e foi detectado que esta com carie de mamadeira na fase inicial, somente as manchas brancas. Pode ser aplicado algum produto para diminuir o aumento das caries, visto que não é possivel pela idade dele um tratamento de restauração?

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)