Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Mamadeira Noturna um hábito arriscado

Publicado em: 26/10/2010

Última atualização em: 03/11/2010

Categorias: Cárie de Mamadeira, Odontopediatria, Prevenção

Autor: Doutora Carmem

Normalmente recebo crianças com o hábito do uso da mamadeira noturna muito bem instalado, e o pior, com consequências  como a cárie de mamadeira.

Sempre que posso, divulgo soluções para evitar o transtorno de ter que remover  a mamadeira noturna, portanto, vamos lá.

É imprescindível o acompanhamento bem próximo da criança por um pediatra, converse com seu pediatra sobre a alimentação e hábitos adequados para seu filho. E siga suas sugestões!

Parece óbvia a sugestão, mas é raro encontrarmos pais e pediatras envolvidos, que sintam-se confortáveis em discutir as dificuldades na educação de seus filhos, como também pais confiantes nas sugestões desse profissional. Sem essa relação amistosa, fica difícil o hábito da mamadeira noturna não ser evitado e uma vez instalado, será muito mais difícil de ser removido.

Atualmente percebo que os pais não conversam claramente, com receio de serem repreendidos, e vão levando até a situação tomar uma proporção gigantesca.

O fato é que se você for permissivo quanto ao uso da mamadeira noturna, estará correndo o sério risco de que  seu bebê desenvolva alguns problemas que envolverão toda a família, tais como cárie de mamadeira e gengivite.

Aqui está portanto uma escolha: agir no sentido da saúde ou aguardar a doença se instalar.

É preciso levar meu filho ao Dentista?

Veja nas fotos abaixo, um caso de Cárie de Mamadeira, causado pelo hábito da Mamadeira Noturna, resolvido:

A visita ao Odontopediatra (Dentista especializado em crianças), é muito importante, mesmo que às vezes leigos e profissionais da área de saúde como o pediatra, digam que seu filho não necessite de tal acompanhamento tão cedo. Tal fato acontece com freqüência, o que só agrava muito os casos de cárie de mamadeira, por exemplo.

Você precisa levar em conta que uma cárie não pode esperar, que os dentes de leite de seu filho exigem os mesmos cuidados dos futuros dentes permanentes, e que adiando um acompanhamento adequado pelo dentista, você corre o risco de ver seu filho com  desconforto para mastigar, dor de dentes ou nas gengivas inflamadas, baixa de resistência e todas as conseqüências de uma boca doente, como em qualquer adulto.

Então, minha dica inicial é que você precisa levar seu bebê ao Odontopediatra (Dentista especializado em Crianças), já na gestação e depois em torno dos 3 meses de idade.

Seu bebê não vai sofrer por ter sua boca limpa e livre de cáries. Ele será mais saudável e feliz pelo resto da vida, e sempre te agradecerá por isso.

Como Eliminar o Hábito da Mamadeira Noturna?

Buscando soluções, pense nestes aspectos:

Boa sorte para você, e muito empenho! Participe, deixe seus comentários e perguntas para este artigo.

Doutora Carmem Silvia – Dentista de Crianças

Veja também o vídeo: O Hábito da Mamadeira Noturna e a Cárie de Mamadeira

Imagem de Amostra do You Tube

Veja também os temas:

17 Comentários:

  1. Adriana Brros disse:

    Olá Dra. Meu filho Isaac tem 3 aninhos, desde os 2 anos ele tem cárie de maamdeira, os dentes estão parecidos com os do caso acima, só que tem um pretinho e ele ainda tem 1 dos dentinhos da frente. Ele passa no dentista a 1 ano e a dentista não resolve nada, só faz curativo e deixou um dente aberto que ás vezes cheira mal, tenho que limpar sempre. Por ser uma clinica publica ela não se importa muito, diz que uma hora vai cair os dentes, mas eu como mãe sei que ele pode sofrer com isso, pode sofrer bullyng na escolinha e já sofre com a fala por falta dos dentes da frente. Gostaria de saber se tem como resolver o caso dele, de reestruturar os dentes como no caso acima e quanto sai por base o total de um tratamento desse. pois nenhum dentista sabe me informar. Se puder me mandar o valor por e-mail agradeço.

  2. marcelo disse:

    dra. meu filho tem essa carie dental, levei no especialista e ele fez um canal no dente, mas agora gostaria de saber se demora para sair os dentes permanente, pois ele esta sendo zombado por não ter os dentinhos da frente
    sem mais obrigado.

    • Doutora Carmem disse:

      Marcelo,

      Quando um dente permanente vai demorar muito a nascer, colocamos mantenedores de espaço estéticos, com os dentinhos.

      Isso resolveria o problema de seu filho.

      Qualquer dúvida nos ligue.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  3. kamyla disse:

    ei amamentei meu bebe ate 1 ano e 2 meses começei a dar mamadeira ele tinha 8 meses mas era só quando eu ,deixava ele com a babá,e mesmo assim parece ser essa carem de mamadeira ae,e possivel ?e na epoca ñ concegui na minha regiao dentista para idade dele então esta com um falha como se ele tivesse caido e meu irmão tem 4 anos e aconteceu o mesmo seria genetica ?já que eles são os unicos homesn da familia.

  4. […]                                                                  http://www.clinicaamai.com.br/mamadeira-noturna-um-habito-arriscado […]

  5. Priscila Mara disse:

    Olá dra. Carmem!
    Estou passando por uma situação muito difícil com meu filho, ele já tem 4 anos e 9 meses e não quer largar a mamadeira de jeito nenhum, ele é tão viciado que fica com ela na boca vazia. Esta semana eu reparei que apareceu uma cárie horrível no dente de tras dele e eu fiquei muito assustada então joguei a mamadeira fora e disse a ele que papai Noel tinha levado ela embora e ia deixar um lindo presente pra ele, na hora ele aceitou, mas quando chega a hora de dormir…ele fica estérico e chora demasiadamente até pegar no sono. Minha mãe e o pai dele estão me condenando por isso, pois dizem que estou sendo radical. Por favor me aconselhe o que fazer.

    Muito obrigada!

    • Doutora Carmem disse:

      Cara Priscila,
      Imagino o que você está passando!
      Por isso nos empenhamos em fazer com que os bebês cheguem ao consultório dentário especializado o quanto antes!!!!
      Sua reação é muito comum, pois uma vez constatada a cárie, a mãe é tomada por uma série de sentimentos e preocupações. Não conheço seu filho ou a dinâmica de sua família, o que seria ideal para poder orientar melhor.
      Mas, mesmo assim, o que posso te dizer:
      *Leia todos os artigos do blog: http://www.desmameconsciente.com.br , que vão te ajudar a tomar iniciativas construtivas. Particularmente, capriche nos Doze sentidos, tema abordado nesse artigo http://desmameconsciente.com.br/epoca-do-desmame/
      * Dê uma atenção muito especial à alimentação de seu filho. Se a mãe diz que ele já come bem, digo para se empenhar mais, em alimentação orientada por nutricionista que dê sugestões de alimentos orgânicos e integrais. Há vários artigos sobre o tema, no site e nos blogs. No http://www.vidadequalidade.com também.
      *Leia artigos sobre tratamento dentário de crianças e bebês no site da Clinica Amai, para você ficar segura, e dar andamento a uma consulta o quanto antes!! Adiar o problema, não vai resolver.
      *Sua determinação e postura são essenciais nesse momento.
      Além disso tudo, se for o caso, a medicação Antroposófica ajuda a transformação do hábito. Leia mais em http://www.clinicaamai.com.br/medicamentos-antroposoficos-homeopaticos-uma-alternativa-eficiente-segura
      Busque ajuda profissional adequada, e boa sorte!
      Você poderá transformar essa situação antes do que imagina!
      Dra. Carmem Silvia.

  6. MARCOS MOURA disse:

    OLÁ
    SOU MÉDICO PEDIATRA E VIM PARABENIZA-LA, ESTE ARTIGO ESTÁ EXCELENTE, ESTAREI MOSTRANDO AOS PAIS DOS MEUS PACIENTES. QUE BOM VER PROFISSIONAIS DISPOSTOS A MOSTRAR A VERDADE, SEMPRE VISANDO O BEM DE NOSSOS PACIENTES.
    MUITO OBRIGADO!

    • Doutora Carmem disse:

      Caro Dr. Marcos,
      Que bom que tenha gostado!!!! O doutor não pode imaginar a alegria com que recebo sua mensagem!!
      Chegou a ler algo sobre a Campanha Amigos dos Dentes das Crianças? Caso ainda não tenha lido, sugiro que leia as duas partes, para pacientes e profissionais. E os depoimentos, então? É de cortar o coração que isso continue acontecendo. Enviei o link, mas se quiser acessar ou indicar o aceso, ele está no home, com esse título.
      Tenho trinta anos de formada, e como sempre trabalhei com pediatria, imaginava que hoje estaria fazendo só prevenção…
      A Campanha Amigos dos Dentes das Crianças surgiu de tanta indignação pela postura de profissionais que cuidam das crianças, mas não se dedicam a, como o doutor, orientar com toda a atenção as famílias.
      Estou muito empenhada em colocar nova campanha no ar, de apoio às mães que já receberam a indicação do pediatra para que desmamem seus filhos e que não conseguem.
      Essas mães também requerem muita atenção e acolhimento, pois na maioria das vezes, não estão cientes das conseqüências de suas escolhas.
      Espero ter também seu apoio nessa nova frente!!!
      Dr, por favor, vamos juntos nessa!!
      Caso tenha algum relato de paciente, sobre com foi importante acreditar em suas orientações e colocá-las em prática, por favor, envie para mim. Encaminhe também por favor os seus contatos, com endereço e site, caso tenha.
      Muito obrigada pelo incentivo, e por favor, continue nos acompanhando!!
      Carmem Silvia.

  7. Cristiane disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber se tem alguma forma de tirar a mamadeira da madrigada da minha filha de 1ano e 7meses, alguma dica, alguma experiencia valida, um truk, eu ja tentei misturar agua, diminuir quantidade dar suco o, das chá. e nada adiantou.

    • Doutora Carmem disse:

      Cristiane,
      Leia o artigo sobre a determinação.
      Esse parece o maior “truk”. Sua decisão é o que vai orientar a criança. Não espere que ela não vá se rebelar, e o que prescrevo no consultório, são medicamentos antroposóficos, para ajudar a criança e a mãe no desmame e modificação do vínculo (não de rompimento, por favor!!). Não há uma fórmula pronta, para todas as crianças e mães, mas sim uma solução para cada caso.
      Na grande maioria, esse acaba se tornando um belo momento de transição.
      Passe em consulta com um odontopediatra antroposófico, e você também poderá colher sugestões pedagógicas que vão enriquecer seu viver nesta fase.
      Boa sorte,
      Dra. Carmem Silvia.

  8. Suelen Ferreira Coelho disse:

    Olá Dra. Carmem, gostaria de parabenizá-la pelo site, muito nos ajuda no conhecimento das várias doenças que nos atingem, principalmente nos nossos filhos.
    Tenho 23 anos, moro no interior de Minas Gerais e tenho um filho de 2 anos, Mateus. Eu percebi que os seus dentes estavam com uma cor diferente mas, agente acaba deixando sempre para depois e nunca leva no dentista. Pois é, ele está num caso evoluído de cárie de mamadeira. Ele está com 20 dentes, oito estão bons. Dos 12 que sobraram 4 precisam fazer canal, e o restante fazer uma reestruturação pois já estão desgastados.
    Já procurei um profissional da área e espero não ter sido tarde demais.

    Um grande abraço, sucesso

    Suelen

    • Doutora Carmem disse:

      Suelen,
      Agradeço seu incentivo.
      Saiba que você precisará de muita determinação, mas persista no tratamento até o final e decida que esse quadro nunca mais se repetirá. Isso é o mais importante.
      Boa sorte,

      Dra. Carmem.

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)