Manchas nos Dentes – Quais são as causas e tratamentos
Publicado em: junho 22nd, 2010
Categorias: Odontopediatria, Prevenção
Autor: Doutora Carmem
Um dos temas mais preocupantes para os pais e motivo constante de consulta e muitas perguntas, são as manchas nos dentes.
Elas podem ser de natureza diversa, e nada melhor que o exame clínico da criança para determinar o tipo de mancha e tratamento adequado, mas vamos fazer alguns esclarecimentos.
Primeiramente, as manchas nos dentes podem ocorrer por pigmentações externas ao dente, desde placa bacteriana antiga, amarelada (cor de gema de ovo), pigmentações escuras, como as resultantes da ingestão temporária de ferro pela criança. Essas são manchas que podem não ser facilmente removidas pela escovação domiciliar, mas que são eliminadas por profilaxia com pastas e escovas em consultório dentário. O importante é removê-las e verificar como se encontra o esmalte dentário sob essas manchas, corrigir técnicas de escovação e se necessário, conseguir a ajuda de enxaguatórios bucais (veja o vídeo) ou medicação antroposófica que regularize o PH da saliva e consequentemente estabeleça a saúde bucal, com menor aderência de placa.
Além das pigmentações, o esmalte pode ter sofrido algumas alterações, como a seguir veremos:
- Hipoplasia de esmalte, má formação no esmalte do dente por vários motivos, com falhas que na maioria das vezes, precisam ser restauradas;
- Manchas leitosas esbranquiçadas, amareladas ou amarronzadas;
- Falhas no desenvolvimento do esmalte (A seguir mais informções sobre esse item).
Porque ocorrem as falhas no desenvolvimento do esmalte dos dentes?
Para responder essa pergunta, vamos ver os resultados de uma pesquisa muito esclarecedora*:
- A ocorrência dessas falhas não varia segundo sexo, lado da boca, tipo de dente ou raça.
- Ocorrem com freqüência maior em dentes da maxila (superiores), na superfície vestibular (parte de fora do dente) e no terço médio das superfícies afetadas, com um esmalte mais espesso, não relacionado com maior resistência.
- 25% dos incisivos da maxila (superiores) contra 10,1 % dos incisivos da mandíbula (inferiores) apresentaram falhas no desenvolvimento do esmalte nesse estudo, cuja localização coincidia com o esmalte formado ao nascimento. Um terço (33.3%) dos caninos apresentaram essas ocorrências , mais comumente no terço médio de suas superfícies vestibulares. Neste caso, acredita-se que os defeitos ocorreram aproximadamente seis meses após o nascimento da criança e podem ser causados primariamente por trauma mecânico.
De toda maneira, quando nos deparamos com má formação dentária, podemos solicitar acompanhamento médico para avaliação de alguma doença sistêmica, que possa estar associada a essa característica do esmalte dentário. E o mais rapidamente possível, a criança precisa ser examinada e tratada, pois muitas dessas falhas deixam a dentina exposta, e consequentemente a criança sente dor.
Como a dor é difusa, a criança não sabe precisar o que está sentindo, e a dor acaba passando por um incômodo que se manifesta como irritabilidade, choro fácil, mau humor e falta de apetite. Após o tratamento, os pais sentem a diferença no comportamento da criança e relacionam o bem estar aos dentes tratados.
Por esses motivos, além dos procedimentos usuais com anestesia e produtos que protegem a dentina, costumamos medicar os pacientes com medicação antroposófica, para maior conforto com diminuição da sensibilidade, estabilidade emocional e segurança.
*Fonte: Macroscopic Enamel Defects of Primary Anterior Teeth – Types, Prevalence and Distribution.(Pediatr Dent. Howard L. Needleman, Alan Leviton, Elizabeth Allred 1991;13:208-216).
Espero ter esclarecido alguns pontos sobre esse assunto, mas caso ainda você tenha alguma dúvida, envie um comentário. E consulte sempre um odontopediatra, boa sorte!
Doutora Carmem Silvia – Dentista de Crianças.




Olá Doutora Carmem
Eu me chamo Hellen tenho 20 anos e sofro de manchinas nos dois dentes da frente iguaizinhas essas ai da foto do seu site, eu usei aparelho por 4 anos e hoje estou usando o movél, minha dentista disse que para remover essas manchas do meus dentes eu teria que primeiro terminar de usar o aparelho movel que são 2 anos, ela disse que eu não posso fazer a remoção enquanto estiver usando o aparelho movel. Mas é que me incomoda demais eu tenho vergonha e percebo que quando falo com as pessoas elas reparam, e muitas perguntam o que aconteceu é constrangedor, o que eu faço?
Cara Hellen,
Em primeiro lugar, uma sugestão. Escolha não ficar constrangida. Entendo que você quer melhorar o aspecto das manchas, mas certamente você deve ter muitos aspectos interessantes em sua personalidade e aparência, que seriam mais do que suficiente para você pisar muito firme nesse mundo!!! Empenhe-se em sua vida pessoal, no desenvolvimento de seus talentos, garota, e responda com naturalidade à curiosidade natural das pessoas.
Não sei qual seria a proposta da outra profissional, mas certamente ela está se referindo a colocação de resina nas manchas.
Em sua idade, nunca vi resultado com a medicação antroposófica na amenização das manchas, Se desejar nova avaliação, pode entrar em contato que indicaremos um profissional.
Boa sorte!
Dra. Carmem Silvia
doutora
meu bebe tem 10 meses e tem 8 dentinhos, os dentinhos dele tao amarelos, eu nao tou entendendo pq. desde quando apontou os primeiros foi amarelando, ja estou preocupada….conto com sua ajuda.
desde ja agradeço.
Cara Luana,
O seu bebê deve ser examinado por profissional que esteja acostumado a tratar de bebês. Essas manchas amareladas podem ser por acúmulo de placa bacteriana que você não está conseguindo resolver, por cárie ou má formação.
Portanto, nada melhor que o exame clínico para você ficar segura, e as medidas pertinentes às necessidades do caso.
Vou passar uns links que poderão te ajudar:
Primeira consulta:
http://www.clinicaamai.com.br/quando-devo-levar-meu-bebe-pela-primeira-vez-ao-dentista
http://www.clinicaamai.com.br/falar-para-criancas-antes-da-primeira-visita-ao-dentista-odontopediatra
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
http://www.clinicaamai.com.br/primeira-consulta-odontologica-bebe
Dentição de leite:
Leia sem falta: formação, cuidados e prevenção de cáries http://www.clinicaamai.com.br/os-dentes-de-leite
http://www.clinicaamai.com.br/duvidas-mitos-sobre-os-cuidados-os-dentes-de-leite
Boa sorte!
Dra. Carmem Silvia
Olá Doutora ,Tenho 18 anos semana passada fiz uma restauração no meu dente da frente .Ele estava quebrado na parte interior,não deu canal,então o destista colocou uma enzima parecido com o meu dente ,na parte interior ficou legal mais na parte da frente ficou com uma manchinha preta parecendo que meu dente está estragado.Não gostei do resultado e agora tem Algum jeito do meu dente ficar perfeito sem ter que remove-lo ??
Cara Beatriz,
Você deve voltar ao dentista, e expressar seu descontentamento.
Ele deve resolver isso para você.
Não se intimide, expresse abertamente seus sentimentos. Diga que você está infeliz cm os resultados, e que não gostaria de permanecer assim.
Boa sorte, e nem pense em removê-lo!
Dra. Carmem Silvia.
oi meu bb tem 1 ano e ta com od deste ficando preto oq faso e isso sai
pode me ajudar
Marlete,
O escurecimento nos dentes de seu bebê podem ser uma pigmentação por ferro que esteja tomando, ou ser o resultado de uma má formação ou cárie.
De toda maneira, para que você fique tranqüila, por favor, procure um odontopediatra o quanto antes.
Segue alguma sugestão de leitura:
Primeira consulta:
http://www.clinicaamai.com.br/quando-devo-levar-meu-bebe-pela-primeira-vez-ao-dentista
http://www.clinicaamai.com.br/falar-para-criancas-antes-da-primeira-visita-ao-dentista-odontopediatra
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
http://www.clinicaamai.com.br/primeira-consulta-odontologica-bebe
Dentição de leite:
Leia sem falta: formação, cuidados e prevenção de cáries http://www.clinicaamai.com.br/os-dentes-de-leite
http://www.clinicaamai.com.br/duvidas-mitos-sobre-os-cuidados-os-dentes-de-leite
Cárie em crianças e bebês:
Leia sem falta: http://www.clinicaamai.com.br/carie-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/mamadeira-noturna-um-habito-arriscado
http://www.clinicaamai.com.br/mais-sobre-carie-de-mamadeira-ou-carie-rampante
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
Higiene dos dentes do bebê:
NOVO!! http://www.clinicaamai.com.br/higiene-bucal-do-bebe
http://www.clinicaamai.com.br/dicas-e-respostas-cuidar-dos-dentinhos-do-seu-filho
Boa sorte!
Dra. Carmem.
ola doutora eu estou muito preocupada pois estou usando aparelho nos dentes e estou com medo de manchar meus dentes estou pensando em tirar o aparelho sera que tem algum problema pois ja faz dois meses e eu tinha um dente um pouco torto e ja consertou e nao estou usando o de baixo.beijoos por favor me der uma resposta ou um jeito de nao aparecer manchas nos meus dentes…beijoss
Evane,
Para que seus dentes não fiquem manchados ou com cáries, cuide bem da higiene, use fio dental e se o dentista indicar, as escovas interdentais. Procure cortar ao máximo a ingestão de bebidas açucaradas e alimentos doces e “grudentos” entre as refeições e até mesmo água de côco, se você não for escovar os dentes em seguida.
E siga rigorosamente as sugestões do dentista quanto à retirada dos aparelhos.
O fato de seu dente estar mais retinho, não significa que seu caso ficará estável, se retirar os aparelhos antes da hora. Assim, você poderá perder todo o trabalho!
Boa sorte, e juízo! Quero você bem linda!
Dra. Carmem.
OLá Dra. Carmem,
Minha filha de 1 ano e 2 meses está com os incisivos centrais superiores, com pequenas manchas marrons. Recentemente seu sangue foi examinado e identificou-se baixa de ferro. Então, vim pesquisar para saber se haveria alguma relação…
Adorei a surpresa de encontrar a possibilidade de uma orientação especializada e voltada para a atroposofia!
O que poderiam indicar esses sinais nos dentinhos de minha filha?
Agradeço a atenção,
Abraço Bethania
Cara Bethania, obrigada pelo contato.
Você não menciona a ingestão de ferro por sua filha, apenas a baixa aos exames. Se ela estiver tomando ferro, essas manchas podem ter sido causadas pelo medicamento.
Se esse for o caso, elas poderão ou não desaparecer sozinhas. Em algumas crianças, elas são persistentes, e necessitamos de uma profilaxia para sua remoção.
Se esse não for o caso, as manchas poderão ter outra natureza, inclusive poderão ser cavitações.
Minha sugestão, é que procure profissional especializado, para resolver esse assunto com segurança.
E de fato, a Antroposofia tem muitos recursos bacanas para serem usados também pela odontopediatria.
Boa sorte!
Dra. Carmem Silvia.
Olá Doutora, tenho 16 anos e já tenho todos os dentes permanentes desde os 13 anos, tenho a minha consulta anual com o dentista a última vez que lá fui o médico disse que os meus dentes estavam perfeitos, foi então que há um mês apareceram estas manchas brancas nos meus dentes da frente, será falta de cálcio?
João,
Já vi alguns casos como o seu, em que o adolescente relata repentinamente o aparecimento de manchas brancas. Nos casos que vi até agora, não pudemos definir como sendo falta de cálcio. Nem falta de flúor.
O que fizemos nesses casos, foi medicar com medicamentos antroposóficos, por considerarmos uma condição orgânica, mais que somente uma manifestação local e isolada. Leia mais nos links:
Odontologia Integral Antroposófica ( Medicamentos Antroposóficos) :
http://www.clinicaamai.com.br/como-funciona-a-odontologia-integral-antroposofica
http://www.clinicaamai.com.br/medicamentos-antroposoficos-homeopaticos-uma-alternativa-eficiente-segura
Obrigada pelo contato,
Dra. Carmem Silvia.
acabei de te enviar este seguinte comentario e minha mae acabou de me corrigir nao e ferro e sim fluor!
Oi doutora,
Tenho 14 anos,e meus dentes permanentes nasceram todos manchados, amarelados, ja fui a varios dentistas, a maioria fala que e por causa que ingerir ferro quando criança,e a unica soluçao que dao e fazer clareamente aos 16 anos, gostaria de saber se nao tem um modo, que possa fazer para resolver este problema atualmente, ja nao aguento mais estas benditas manchas!
Cara Francielly,
Dependendo da mancha, pode ser feito o clareamento, mas os dentes precisam ser examinados, pois muitas vezes temos que ter bastante cuidado para conseguir uma cor uniforme.
Outra consideração é sua idade. Realmente, procura-se deixar o clareamento para mais tarde. As manchas são muito marcantes?
Será que você não poderia se preocupar em ressaltar outros aspectos de sua aparência, como olhos e cabelos, para deixar esse procedimento para um pouco mais tarde?
Veja, tudo isso depende de uma avaliação criteriosa. Indico esse tipo de tratamento para um colega, e caso você queria, posso dar a referência dele.
Ele é bastante criterioso e tem muita experiência. Será bastante sincero, e falará como se fosse para a filha dele.
Caso vá consultar-se com ele, como é no mesmo prédio, passe aqui para que eu a conheça e saiba a opinião dele!
Um abraço,
Dra. Carmem Silvia.
Oi doutora,
Tenho 14 anos,e meus dentes permanentes nasceram todos manchados, amarelados, ja fui a varios dentistas, a maioria fala que e por causa que ingerir ferro quando criança,e a unica soluçao que dao e fazer clareamente aos 16 anos, gostaria de saber se nao tem um modo, que possa fazer para resolver este problema atualmente, ja nao aguento mais estas benditas manchas!
Cara Francielly,
Dependendo da mancha, pode ser feito o clareamento, mas os dentes precisam ser examinados, pois muitas vezes temos que ter bastante cuidado para conseguir uma cor uniforme.
Outra consideração é sua idade. Realmente, procura-se deixar o clareamento para mais tarde. As manchas são muito marcantes?
Será que você não poderia se preocupar em ressaltar outros aspectos de sua aparência, como olhos e cabelos, para deixar esse procedimento para um pouco mais tarde?
Veja, tudo isso depende de uma avaliação criteriosa. Indico esse tipo de tratamento para um colega, e caso você queria, posso dar a referência dele.
Ele é bastante criterioso e tem muita experiência. Será bastante sincero, e falará como se fosse para a filha dele.
Caso vá consultar-se com ele, como é no mesmo prédio, passe aqui para que eu a conheça e saiba a opinião dele!
Um abraço,
Dra. Carmem Silvia.
BOA TARDE!! MINHA FILHA TEM 6 ANOS, E ALGUNS DENTES PERMANENTES DELA ESTÃO NASCENDO SEM ESMALTE, O QUE DEVO FAZER ?
Alessandra, quanto antes você procurar ajuda profissional, melhor.
Esses dentes com má formação, acumulam muita placa e são difíceis de mantermos bem higienizados por causa da sensibilidade. Portanto, se não forem restaurados logo, a tendência é uma piora considerável em curto espaço de tempo. As cáries evoluem rapidamente e a dor aumenta na medida em que as cáries vão se aprofundando. A criança vai ficando cada vez mais arredia, irritadiça, chorona e por não conseguir comer bem, pode emagrecer.
Há várias opções para diminuir rapidamente a sensibilidade e começar as restaurações, de modo eficiente e definitivo.
Procure um odontopediatra o quanto antes, e pela minha experiência, a Antroposofia pode ajudar esses casos brilhantemente.
Boa sorte,
Dra. Carmem Silvia.
Olá doutora gostaria de tirar uma duvida!? Desde de criança eu tenho uma mancha no dente da frente,mas quando criança era uma mancha clara agora já tenho 22 anos e essa mancha escureceu muito e agora tambem esta trincando o meu dente onde esta manchado qual seria o tratamento mas adequado para meu caso,já fui em alguns dentistas mas cada um falou uma coisa diferente qual eo seu parecer. Aguardo resposta grata!
Aline, interessante seu caso, pois com o tempo, as manchas tendem a diminuir, não aumentar. E no seu acaso, ainda escureceu!
Em pacientes de sua idade, tratamentos anti-manchas não são mais indicados.
Não estou segura do que esteja acontecendo, portanto, sugiro um profissional que trate de adultos com experiência em tais casos.
Tenho uma indicação, se desejar nos ligue e peça para as secretárias.
Boa sorte,
Dra. Carmem Silvia.
Retirei o aparelho há algumas semanas e, em um dos dentes, ficou uma mancha marrom exatamente onde ficava a pecinha (brequete) do aparelho. É uma mancha que forma um quadrado, apenas o contorno dele. Gostaria de saber do que se trata e como posso remover essa pequena mancha.
Dener,
Você precisa da avaliação de um dentista. Se for o caso de ser uma cárie, só mesmo removendo o tecido cariado e restaurando. Do contrário, tratamentos anti-manchas põem amenizar o problema com o tempo.
Boa sorte!
Dra. Carmem Silvia
olá doutora.eu tenho um filho de 2 anos e 3 meses e logo que nasceram os primeiros dentinhos,surgiram umas manchas escuras,que inicialmente aprareceram num dente canino e logo se espalharam para os demais dentes.Ele tem um dente torto na parte superior.Além disso outro fator me preocupa:ele tem 20 dentinhos(10 na arcada inferior e 10 na arcada superior)mas a gengiva dele está inchada,outro dentinho está vindo aí.Isso é normal???E quanto às manchas existe algum tratamento??por fdavor me responda porquê estou muito preocupada.
Agradecida,Maíra.
Maíra,
Você viu quanta coisa há na boca de uma criança dessa idade que precisa de “explicação”?
Vou passar uns links que poderão te ajudar, mas seu filho precisa de acompanhamento com odontopediatra o quanto antes. Por mas que você leia, nada vai substituir o exame clínico.
Leia tudo, assista aos vídeos e agende um horário com odontopediatra o quanto antes.
Primeira consulta:
http://www.clinicaamai.com.br/quando-devo-levar-meu-bebe-pela-primeira-vez-ao-dentista
http://www.clinicaamai.com.br/falar-para-criancas-antes-da-primeira-visita-ao-dentista-odontopediatra
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
http://www.clinicaamai.com.br/primeira-consulta-odontologica-bebe
Dentição de leite:
Leia sem falta: formação, cuidados e prevenção de cáries http://www.clinicaamai.com.br/os-dentes-de-leite
http://www.clinicaamai.com.br/duvidas-mitos-sobre-os-cuidados-os-dentes-de-leite
Cárie em crianças e bebês:
Leia sem falta: http://www.clinicaamai.com.br/carie-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/mamadeira-noturna-um-habito-arriscado
http://www.clinicaamai.com.br/mais-sobre-carie-de-mamadeira-ou-carie-rampante
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
Higiene dos dentes do bebê:
http://www.clinicaamai.com.br/dicas-e-respostas-cuidar-dos-dentinhos-do-seu-filho
Mamadeira:
http://www.clinicaamai.com.br/mamadeira-noturna-um-habito-arriscado
http://www.clinicaamai.com.br/determinacao-melhor-solucao-para-habito-da-mamadeira
http://www.clinicaamai.com.br/desmame-noturno-problemas-solucoes
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
http://www.clinicaamai.com.br/mais-sobre-carie-de-mamadeira-ou-carie-rampante
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
Tratamentos dentários de crianças e bebês:
http://www.clinicaamai.com.br/existe-caso-impossivel-de-tratar-na-odontopediatria
http://www.clinicaamai.com.br/clinica-odontologica-infantil
http://www.clinicaamai.com.br/como-vao-conseguir-tratar-os-dentes-de-meu-filho-ele-chora-pois-tem-medo
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
http://www.clinicaamai.com.br/odontopediatria-muito-mais-uma-boca-dentes
Sedação:
http://www.clinicaamai.com.br/sedacao-para-tratamento-odontologico-de-criancas-carie
http://www.clinicaamai.com.br/qual-e-o-melhor-tratamento-para-criancas-com-muitas-caries-e-necessaria-a-sedacao
Medo, trauma de dentista:
http://www.clinicaamai.com.br/medo-de-dentista-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/como-vao-conseguir-tratar-os-dentes-de-meu-filho-ele-chora-pois-tem-medo
Endodontia (tratamento de canal) em dentes de leite:
http://www.clinicaamai.com.br/tratamento-de-canais-em-dente-de-leite-endodontia
Esse link abaixo é o da Campanha dos Bons Dentes, para os profissionais. Isso para você não se deixar enganar, com algumas informações que podem prejudicar a solução do caso de seu filho:
http://www.clinicaamai.com.br/profissionais-amigos-dos-dentes-das-criancas
Gengiva inchada? Considere os links abaixo:
Estomatite:
http://www.clinicaamai.com.br/estomatite-um-mal-frequente-em-bebes-criancas
Gengivite em crianças:
http://www.clinicaamai.com.br/gengivite-em-criancas
Boa sorte,
Dra. Carmem Silvia.
Olá , meu filho tinha 4 anos quando ele caiu e quebrou o dente ( porém o dente saiu inteiro ) , desde então o dente não nascia , a cerca dos 8 anos o dente dele vinha aparecendo , quando nasceu , nasceu com o dente amarelado , Apenas o da frente .
Ja passamos no dentista e dizem que o unico meteodo é ranca o pedaço do dente e por uma massa . Não queremos isso .
Existiria outro meteodo ?!
Hoje ele tem 17 anos e ainda permanece a mancha .
Cristiano, como esclarecemos em maiores detalhes nesse artigo, as manchas afetam a estrutura profunda do dente. Às vezes, com acompanhamento periódico constante da criança pelo dentista ao longo dos anos e com vários tratamentos anti-manchas, elas podem ir amenizando. Já na adolescência, os tratamentos com medicações antroposóficas podem amenizar. Mas tudo isso leva tempo, paciência e dedicação.
Seguem uns links interessantes para sanar suas dúvidas:
Odontologia Integral Antroposófica ( Medicamentos Antroposóficos) :
http://www.clinicaamai.com.br/como-funciona-a-odontologia-integral-antroposofica
http://www.clinicaamai.com.br/medicamentos-antroposoficos-homeopaticos-uma-alternativa-eficiente-segura
Boa sorte,
Dra. Carmem Silvia.
Doutora, meu filho tem 7 anos e a dentição de leite é normal e bem regular, só que os dentes que não são de leite estão nascendo sem esmalte, com espaçamento anormal e um deles nasceu afastado dos demais por trás da gengiva. O que devo fazer, a quem devo procurar, existe tratamento?
Conto com sua ajuda. Grande abraço!
Caro Gilson,
Você precisa levar seu filho a um odontopediatra, que possa dar boas sugestões e soluções para essas manchas e má formações.
Vou passar uns links, que serão úteis. Se depois de ler tiver dúvidas, ligue para nós .
Odontologia Integral Antroposófica ( Medicamentos Antroposóficos) :
http://www.clinicaamai.com.br/como-funciona-a-odontologia-integral-antroposofica
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
http://www.clinicaamai.com.br/medicamentos-antroposoficos-homeopaticos-uma-alternativa-eficiente-segura
Primeiro molar permanente:
http://www.clinicaamai.com.br/atencao-aos-primeiros-dentes-permanentes-das-criancas
Medo, trauma de dentista:
http://www.clinicaamai.com.br/medo-de-dentista-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/como-vao-conseguir-tratar-os-dentes-de-meu-filho-ele-chora-pois-tem-medo
Primeira consulta:
http://www.clinicaamai.com.br/quando-devo-levar-meu-bebe-pela-primeira-vez-ao-dentista
http://www.clinicaamai.com.br/falar-para-criancas-antes-da-primeira-visita-ao-dentista-odontopediatra
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
http://www.clinicaamai.com.br/primeira-consulta-odontologica-bebe
Dentição de leite:
Leia sem falta: formação, cuidados e prevenção de cáries http://www.clinicaamai.com.br/os-dentes-de-leite
http://www.clinicaamai.com.br/duvidas-mitos-sobre-os-cuidados-os-dentes-de-leite
Cárie em crianças e bebês:
Leia sem falta: http://www.clinicaamai.com.br/carie-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/mamadeira-noturna-um-habito-arriscado
http://www.clinicaamai.com.br/mais-sobre-carie-de-mamadeira-ou-carie-rampante
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
Medo, trauma de dentista:
http://www.clinicaamai.com.br/medo-de-dentista-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/como-vao-conseguir-tratar-os-dentes-de-meu-filho-ele-chora-pois-tem-medo
Boas alternativas para as manchas: leia abaixo
Odontologia Integral Antroposófica ( Medicamentos Antroposóficos) :
http://www.clinicaamai.com.br/como-funciona-a-odontologia-integral-antroposofica
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
http://www.clinicaamai.com.br/medicamentos-antroposoficos-homeopaticos-uma-alternativa-eficiente-segura
Dra. Carmem Silvia.
Olá Dra. Carmem!
Obrigada por manter esse site tão esclarecedor.
Minha filha tem 9 meses e 4 dentinhos (2 em cima, 2 em baixo) e notei agora que um dos dentes de cima tem um defeito no esmalte e deixa a dentina exposta. Ela não reclama de dor… parece que não está incomodada. Levamos ela ao dentista que imaginou que ela tivesse quebrado, em alguma queda… mas ela não caiu! Depois, ele imaginou que pudesse ser uma má formação… talvez por falta de cálcio na gravidez (mas eu me alimento super bem, com alimentos integrais e comi bastante leite e yogurte na gravidez!)…Bom, estamos desesperados.. parece que a mesma falha está aparecendo nos dentinhos de baixo…. O dentista não sabe o que fazer… vamos leva-la à pediatra. Resvolvi te escrever porque me pareceu que você tem um visão diferente sobre saúde.
Se puder me responder, agradeço imenso!
Um abraço,
marta
Cara Marta,
Agradeço seus elogios!
Não adianta preocupação, mas sim ação! E quando o profissional não está acostumado a tratar de bebês, dificilmente poderá resolver adequadamente a situação.
Portanto, leia cuidadosamente os links e agende uma consulta com dentista capacitado a fazer esse tipo de tratamentos. Qualquer dúvida, ligue para nós!
Primeira consulta:
http://www.clinicaamai.com.br/quando-devo-levar-meu-bebe-pela-primeira-vez-ao-dentista
http://www.clinicaamai.com.br/falar-para-criancas-antes-da-primeira-visita-ao-dentista-odontopediatra
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
http://www.clinicaamai.com.br/primeira-consulta-odontologica-bebe
Dentição de leite:
Leia sem falta: formação, cuidados e prevenção de cáries http://www.clinicaamai.com.br/os-dentes-de-leite
http://www.clinicaamai.com.br/duvidas-mitos-sobre-os-cuidados-os-dentes-de-leite
Cárie em crianças e bebês:
Leia sem falta: http://www.clinicaamai.com.br/carie-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/mamadeira-noturna-um-habito-arriscado
http://www.clinicaamai.com.br/mais-sobre-carie-de-mamadeira-ou-carie-rampante
Tratamentos dentários de crianças e bebês:
http://www.clinicaamai.com.br/existe-caso-impossivel-de-tratar-na-odontopediatria
http://www.clinicaamai.com.br/clinica-odontologica-infantil
http://www.clinicaamai.com.br/como-vao-conseguir-tratar-os-dentes-de-meu-filho-ele-chora-pois-tem-medo
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
http://www.clinicaamai.com.br/odontopediatria-muito-mais-uma-boca-dentes
Sedação:
http://www.clinicaamai.com.br/sedacao-para-tratamento-odontologico-de-criancas-carie
http://www.clinicaamai.com.br/qual-e-o-melhor-tratamento-para-criancas-com-muitas-caries-e-necessaria-a-sedacao
Medo, trauma de dentista:
http://www.clinicaamai.com.br/medo-de-dentista-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/como-vao-conseguir-tratar-os-dentes-de-meu-filho-ele-chora-pois-tem-medo
Boa sorte!
Dra. Carmem Silvia.
Ola Dr. meu filho de 7 anos teve sua primeira dentição de forma normal.Ocorre que agora, na dentição permanente os dentinhos estão sem esmalte, estão porosos.Faço o acompanhamento bem proximo com profissonal, mas ele não sabe me dizer o que devemos fazer, por que essa dentição irregular se a primeira foi regular.Ando pesquisando na internet sobre amelogenese imperfeita, mas não me parece ser isso, de acordo com os textos há tb uma deformação na dentição, o que não ocorre com o meu filho, a formação é boa, perfeita…somente a falta do esmalte é o que preocupa.
Aguardo retorno, abços, Eliana
Eliana,
De nada vai adiantar agora ficar preocupada com a causa: você precisa de solução.
Tratamento restaurado imediato , com uma série de cuidados ( no artigo sobre manchas menciono o uso de medicamentos Antroposóficos) .
Em uma consulta com uma visão integral, observa-se muita coisa. Leia esses dois links que vou te passar, que poderão ser de grande ajuda.
Em caso de dúvida, entre em contato .
Esse é sobre primeira consulta de bebês, mas vai te dar uma luz sobre uma abordagem diferente, que deve ser feita com seu filho: http://www.clinicaamai.com.br/primeira-consulta-odontologica-bebe
http://www.clinicaamai.com.br/como-funciona-a-odontologia-integral-antroposofica
http://www.clinicaamai.com.br/medicamentos-antroposoficos-homeopaticos-uma-alternativa-eficiente-segura
Boa sorte,
Dra. Carmem.
Olá boa noite! Estou preocupada com minha filha de 2 anos e 7 meses…
Ela esta com manchas amarelas nos dentes e tem uma mancha que esta cada vez afundando no molar maxilar inferior! Ela não deixa eu escovar direito os dentinhos desde bebe mas, acabo conseguindo com muito choro.Eu posso leva-la ao odontopediatra? E tem jeito pra isso? Estou muito preocupada com minha filha!!!
Gilmara,
Certamente, você precisa levar sua filhinha a um odontopediatra.
Aliás, se você já tivesse recebido orientações específicas sobre os cuidados com a boca do bebê, não estaria passando por essa aflição.
Vou passar todos os links que serão úteis para responder suas dúvidas, mas peço que agende o quanto antes uma consulta, pois nada substitui o exame clínico e em caso de cavidades, é necessário que o tratamento tenha início.
Primeira consulta:
http://www.clinicaamai.com.br/primeira-consulta-odontologica-bebe
http://www.clinicaamai.com.br/quando-devo-levar-meu-bebe-pela-primeira-vez-ao-dentista
http://www.clinicaamai.com.br/falar-para-criancas-antes-da-primeira-visita-ao-dentista-odontopediatra
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
Dentição de leite:
Leia sem falta: formação, cuidados e prevenção de cáries http://www.clinicaamai.com.br/os-dentes-de-leite
http://www.clinicaamai.com.br/duvidas-mitos-sobre-os-cuidados-os-dentes-de-leite
Cárie em crianças e bebês:
Leia sem falta: http://www.clinicaamai.com.br/carie-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/mamadeira-noturna-um-habito-arriscado
http://www.clinicaamai.com.br/mais-sobre-carie-de-mamadeira-ou-carie-rampante
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
Higiene dos dentes do bebê:
http://www.clinicaamai.com.br/dicas-e-respostas-cuidar-dos-dentinhos-do-seu-filho
Mamadeira:
http://www.clinicaamai.com.br/mamadeira-noturna-um-habito-arriscado
http://www.clinicaamai.com.br/determinacao-melhor-solucao-para-habito-da-mamadeira
http://www.clinicaamai.com.br/desmame-noturno-problemas-solucoes
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
http://www.clinicaamai.com.br/mais-sobre-carie-de-mamadeira-ou-carie-rampante
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
Tratamentos dentários de crianças e bebês:
http://www.clinicaamai.com.br/existe-caso-impossivel-de-tratar-na-odontopediatria
http://www.clinicaamai.com.br/clinica-odontologica-infantil
http://www.clinicaamai.com.br/como-vao-conseguir-tratar-os-dentes-de-meu-filho-ele-chora-pois-tem-medo
http://www.clinicaamai.com.br/seu-filho-pode-adorar-ir-ao-dentista-duvida
http://www.clinicaamai.com.br/odontopediatria-muito-mais-uma-boca-dentes
Sedação:
http://www.clinicaamai.com.br/sedacao-para-tratamento-odontologico-de-criancas-carie
http://www.clinicaamai.com.br/qual-e-o-melhor-tratamento-para-criancas-com-muitas-caries-e-necessaria-a-sedacao
Medo, trauma de dentista:
http://www.clinicaamai.com.br/medo-de-dentista-em-criancas
http://www.clinicaamai.com.br/como-vao-conseguir-tratar-os-dentes-de-meu-filho-ele-chora-pois-tem-medo
Endodontia (tratamento de canal) em dentes de leite:
http://www.clinicaamai.com.br/tratamento-de-canais-em-dente-de-leite-endodontia
Odontologia Integral Antroposófica ( Medicamentos Antroposóficos) :
http://www.clinicaamai.com.br/como-funciona-a-odontologia-integral-antroposofica
http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira
http://www.clinicaamai.com.br/medicamentos-antroposoficos-homeopaticos-uma-alternativa-eficiente-segura
Boa sorte, e em caso de dúvidas, por favor ligue para nós!
Dra. Carmem Silvia.
bom dr. o meu filho chegou a casa á uma semana atrás e disse que tinha caído no recreio da escola e que 1 dente (dente incisivo de cima) estava a abanar, tentei abana-lo mas não senti nada.Mas passado uma semana o dente esta a ficar todo amarelo apesar de todos os outros estarem brancos o que realça muito aquele.Estive no dentista nem á um mês e estava tudo impecavel pois apesar de ele ter 6 anos nôs temos muito cuidado com a escovagem.Estou muito preocupado pois apesa de ser o dente de leite receio que tenha desvitalizado e que possa trazer conplicaçoes no futuro ou que o proximo dente venha tambem amarelo.
Caro Ricardo,
Nada como uma avaliação profissional com exame clínico e possível radiografia.
Não fique preocupado, mas leve a um odontopediatra o quanto antes para que ele possa examinar seu filho e decidir o que precisa ser feito.
Boa sorte,
Dra. Carmem Silvia.
doutora Carmem
Minha filha tem 11 anos, com 8 anos colocou aparaelho fixo nos dentes, e retirou a 3 dias atras os aparelhos, e fico as manchas brancas no dente, por mais que falasemos, ela nao escova direito, a dentista dela falou que ira perguntar a outros dentistas sobre ” como resolver as manhas” , teria algo que eu possa fazer me de uma ajuda
Luiz,
Os dentes de sua filha precisam ser examinados com atenção, principalmente para ser definido o grau de descalcificação e o risco de essas manchas tornarem-se cavidades de cárie.
O melhor seria fazer uma profilaxia (limpeza) para a avaliação ser mais precisa.
E aí são várias as alternativas, como aplicação de flúor tópico mais concentrado e técnicas de incentivo de sua filha, pois sem isso, nada vai adiantar.
Procure um profissional o quanto antes, de preferência antes de voltar às aulas.
Boa sorte,
Dra. Carmem Silvia.