Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Outono: Aromaterapia ajuda as crianças a enfrentar problemas respiratórios

Publicado em: 03/06/2011

Última atualização em: 03/06/2011

Categorias: Aromaterapia, Prevenção

Autor: Doutora Carmem

Aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf ensina a tratar os pequenos de forma natural


Muitas crianças sofrem com a chegada do outono. A estação traz consigo mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e, devido às inversões térmicas, aumento da poluição. A consequência disso são os problemas respiratórios e as alergias como a bronquite, asma, rinite, além das gripes e resfriados frequentes.

Segundo a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf – idealizadora da By Samia Aromaterapia – além das características da estação que favorecem o surgimento de tais problemas, outros fatores também colaboram para aumentar a preocupação dos pais. “As crianças possuem as vias respiratórias estreitas e delicadas, o que as torna mais sensíveis aos agressores externos como os fungos, bactérias, ácaros e a própria poeira doméstica. Outra questão é que no outono, é comum ficarem em ambientes mais fechados e pouco ventilados, o que também contribui para prejudicar a saúde respiratória”.

A Aromaterapia pode ajudar os pequenos a enfrentar os problemas respiratórios típicos do outono.  Os Óleos Vegetais e Óleos Essenciais puros – que são substâncias naturais presentes nas flores, folhas, casca de árvores, casca dos frutos cítricos, raízes, sementes e bagas – são bastante eficazes. Eles não têm contra-indicações e podem ser usada por crianças de todas as idades.

A seguir, Sâmia compartilha algumas receitas:

Assepsia da casa

No outono, é recomendável fazer uma boa limpeza na casa, o que ajudará a prevenir o surgimento das alergias. Veja os ingredientes:

1 l de álcool de cereais

10 ml de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora

10 ml de Óleo Essencial de Citronela

10 ml de Óleo Essencial de Cedro

Preparo: Acrescente todos os Óleos Essenciais ao álcool e guarde o concentrado em um vidro âmbar (escuro) limpo e esterilizado. Ao limpar a casa, utilize duas colheres de sopa do preparo em cada litro de água destinado à limpeza. É importante higienizar com todos os cômodos da casa incluindo jardins e quintais. Os Óleos Essenciais presentes na mistura não causam qualquer mal às plantas (ao contrário, deixam os insetos nocivos longe delas) e nem aos animais domésticos. Por isso, podem-se pulverizar jardins e vasos com a mistura diluída em água para repelir  insetos. Aplique a mistura também em armários e pisos de todos os tipos, inclusive os de madeira.

O segundo passo da assepsia é também bastante simples:

50 g de bicarbonato de sódio

10 gotas de cada um dos Óleos Essenciais citados na receita anterior (Eucalipto Citriodora, Citronela e Cedro)

Preparo: Misture os Óleos Essenciais no bicarbonato de sódio. Passe a mistura, que tem consistência quase seca, em colchões, cobertores, edredons, travesseiros, bichos de pelúcia, tapetes, cortinas, carpetes, almofadas e onde mais for foco de proliferação de ácaros. Deixe em repouso por dez a 15 minutos e, depois, aspire tudo com aspirador de pó.

Tratamento do alérgico

Uma massagem nas costas e no peito com o Óleo Vegetal de Copaíba dilui o muco produzido nos pulmões pelas doenças e alergias. Após a massagem, é necessário aplicar-se a tapotagem: com a mão em formato de concha, dê pequenos tapas nas costas do doente para que o muco se desprenda dos pulmões. A criança vomitará o catarro, tossirá e o engolirá (eliminado-o nas fezes). Isso ajudará na limpeza dos pulmões.

Outra ação eficiente é fazer inalação com uma gota de Óleo Essencial de Eucalipto Citriodora ou uma gota de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta ou ainda o Eucalipto Glóbulus (ambos fluidificam o catarro).

Para os locais de clima seco, o ideal é colocar numa bacia um litro de água (pode ser fria ou quente), acrescida de cinco gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta e cinco gotas de Óleo Essencial de Lavanda, deixando a bacia em local alto para promover a umidificação do ar.

Onde encontrar

Os produtos citados podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3872-9011, ou pelo site da By Samia Aromaterapia, onde pode ser encontrado o representante de sua região.

Sobre Sâmia Maluf e By Samia Aromaterapia:

Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Passou por treinamento e educação continuada em adictos, para entender como atuam as drogas, quais medicações devem ser utilizadas em cada caso e como elas interagem no Sistema Nervoso Central.

Possui formação em Aromaterapia e em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações), trabalhando com o atendimento de pacientes e como consultora na área para empresas e spas em todo o Brasil.

A By Samia Aromaterapia é uma empresa voltada para os conceitos da Aromaterapia e Aromacologia, buscando mais qualidade de vida para as pessoas por meio da utilização de óleos essenciais.

Fonte: By Samia.

Veja também os temas:

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)