Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Qual é o melhor tratamento para crianças com muitas cáries? É necessária a sedação?

Publicado em: 03/08/2010

Última atualização em: 22/09/2010

Categorias: Fobia, Medo de Dentista, Odontopediatria, Sedação e Anestesia

Autor: Doutora Carmem

Essas são dúvidas que respondo pelo menos uma vez ao dia. Mas posso assegurar que os dentistas de crianças (odontopediatras), apesar de às vezes parecerem mágicos ou fadinhas, não poderão fazer milagres, se o seu filho demorar muito a receber orientações preventivas ou iniciar algum tratamento de que necessite. Muitas vezes os problemas podem se tornar muito abrangentes, com muitas cáries e o comprometimento dos canais dos dentes de leite, o que vai exigir investimento de tempo e dinheiro além de gerar um stress desnecessário.

Se o caso de seu filho é crítico, vamos então aos próximos passos!

Quando é necessário a sedação em crianças e bebês

Os procedimentos que envolvem internação, sedação ou anestesia geral, são de uma abrangência muito maior, com várias repercussões. Procedimentos assim, são indicados em alguns casos, como o de pacientes especiais. Nesses casos, muitas vezes não temos a cooperação física para realizar os procedimentos, restando apenas a internação por um período e a finalização do tratamento em algumas horas.

Mesmo em pacientes oriundos de outras cidades, procuramos realizar o máximo pelo sistema de Spa Dental Infantil, escapando assim das sedações. A partir de um tratamento assim, sendo bem sucedidas as ações de condicionamento e relacionamento com a criança num espaço lúdico, o odontopediatra jamais novamente cogitará a possibilidade de qualquer outro tipo de intervenção que não seja consciente, participativa e divertida (Veja alguns depoimentos enviados pelas mães de nossos pacientes e seus resultados).

As idades das crianças e seus diferentes cuidados na Odontopediatria

Vamos então dividir os casos de odontopediatria segundo as faixas etárias:

Lembramos que, conforme a criança se torna mais velha, o sucesso dos tratamentos são uma medalha, uma conquista. Por isso, valorizadas, as crianças querem voltar. Elas querem voltar, para viverem situações em que são bem sucedidas, comparáveis às tarefas dos super–heróis. E assim, seus feitos acabam surpreendendo até a nós mesmos!

Converse, tire suas dúvidas, participe do planejamento estratégico do tratamento para que a profissional entenda as dinâmicas de seu filho e sua família, e sinta o prazer da medalha no peito!

Espero ter esclarecido alguns pontos sobre esse assunto, mas caso ainda você tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.  E consulte sempre um odontopediatra, boa sorte!

Doutora Carmem Silvia – Dentista de Crianças.

Veja também o Vídeo Cast sobre Anestesia e Medo de Dentista:

Imagem de Amostra do You Tube

Veja também os temas:

87 Comentários:

  1. Daiane disse:

    Boa tarde doutora, tenho um menino de 04 anos, fomos bem sucedidos até a ultima consulta. Ele possui muitas caries, ao contrário da irmã gêmea que possui uma dentição perfeita. A primeira dentista que visitamos “curou” uma das caries e fechou o dentinho, passaram-se tres meses e grita de dor, acorda a noite com dor no referido dente.Levamos na mesma dentista, mas ela diz q esta tudo bem , que esta fechadinho e tal, sendo assim levei em outra dentista, esta fez um raio x e constatou e embaixo da massinha à carie,sendo esse o motivo da dor, tentamos por mais de hora e cada vez que a broca tocava o dente ele desistia, a dentista então anestesiou, ai foi o fim, ele nem a boca abre.Ele grita, se debate,não há mais como proceder, a sugestão da dentista é a sedação já que ele tem mais tres caries para tratar. Quais são os riscos, esse seria o melhor procedimento? Tenho medo, embora confie na dentista.

    • Doutora Carmem disse:

      Daiane,

      Sugiro atendimento sem sedação.
      A criança deve ser tratada, depois de uma consulta com os responsáveis, para que possamos entender a criança e o que está ocorrendo.
      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  2. Flaviane disse:

    Boa noite! Meu sobrinho de 1 ano, está com cárie em 4 dentes, a mãe dele fez a restauração em 2 dentes e colocou resina só que depois de 3 dias a resina caiu, tirando isso ele pegou trauma, chorou muito no dia e agora nem podemos deitar ele que ele chora, pois no dia ele fico amarrado
    E agora a dentista disse que pra fazer os 4 dentes pode ser usado o óxido nitroso o que a senhora nos aconselha? É que estamos insegura.
    Boa noite aguardo retorno.

    • Doutora Carmem disse:

      Segundo minha experiência, trato mesmo os bebês sem sedação, com bons resultados.
      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  3. tania disse:

    Cara Doutora estou perdida em relação que atitude tomar.Tenho minha netinha de 03 aninhos que ao qual a mãe abandonou desde os 02 anos, agora estou criando Sophy,ela tem várias cáries em sua boca no dentinhos da frente,por gentileza me ajude qual o procedimento que devo toma ,pois já a levei em uma dentista e ela se recusou a abrir a boca pois tem medo de se deitar na cadeira,começa a chorar só que na escolinha estão tirando sarro dela.Por favor Doutora me oriente. Desde já agradeço humildemente.

  4. solange disse:

    Doutora o meu filho tem 6 anos e e autista e nao deixa de forma alguma arrancar os seus dentinhos, esta com 3 dentes moles e nao quer me deixar nem mesmo escovar os seus dentes.os dois de cima sao da frente e estao p en dura dos porque por dentro ja nasceu metade dos dois dentinhos, más nem podemos falar em dentista e a sedacao que encontrei por aquí nao e total o que no caso dele nao ajudaria e o valor e absurdo, so de hospital sao 2500 reais fora o anestesista e a odonto.Sou paulista más moro aquí e nao sei o que fazer porque esta fora do meu ornamento e tenho que fazer esse procedimento.O que faco minha querida?

    • Doutora Carmem disse:

      Solange,

      Não sei onde você mora, mas recebo paciente de todos os lugares.

      O que você poderia fazer é levá-lo a um profissional que possa resolver o caso de seu filho.

      Infelizmente, não há uma solução mágica, e o trabalho que faço, representa as conclusões que tive depois de muito me dedicar, por 32 anos à profissão.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)