Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Quando devo levar meu bebê pela primeira vez ao Dentista?

Publicado em: 02/09/2010

Última atualização em: 22/09/2010

Categorias: Odontopediatria, Pediatria, Prevenção

Autor: Doutora Carmem

Um ponto que causa muita dúvida nas mães é quando iniciar o acompanhamento da criança por um dentista (odontopediatra). Geralmente a gestante não recebe as orientações sobre a higiene oral do bebê e não é informada de que seu bebê pode ser acometido de cárie até seis meses após a erupção (nascimento) dos primeiros dentes de leite.

Normalmente, os primeiros dentes “nascem” aos seis meses de idade e aos 12 meses é comum encontrarmos crianças com cáries. Isso significa que além da característica individual da criança que não foi analisada a tempo, os cuidados básicos de higiene oral do bebê não chegaram aos pais.

Para mudarmos esse quadro, é importante que as gestantes sejam informadas sobre cárie, higiene e prevenção direcionadas ao bebê e a ela própria. O exame clínico da criança a partir dos 6 meses de idade é imprescindível, pois pode-se  individualizar a atuação da família para o caso específico de seu bebê.

Iniciar cedo trás muitas vantagens. O relacionamento da família e do profissional com o bebê será muito melhor, envolvido em ambiente carinhoso. A experiência da criança pode ser bem diferente da que seus pais tiveram.

Avalie  a possibilidade de conversar com um odontopediatra quando ainda estiver gestante ou tão logo seu bebê nasça. Não tenha receios, pois é através de sugestões viáveis que a família passará a viver de forma consciente na conquista dos tão almejados objetivos de saúde bucal do bebê.

Dentes perfeitos consegue-se com dedicação contínua, que pode ser prazerosa, desde a gestação.

Doutora Carmem Silvia

Veja também os temas:

27 Comentários:

  1. patricia disse:

    Dr. Eu tenho um bebê de quase dois anos e tem umas manchinhas amarelinha nos dentinhos ,escovo os dentinhos dele sempre mais não sai o que devo fazer levá-lo. Ao dentista ou será que estou fazendo algo errado.?

  2. layane disse:

    oi Dra. Carmem, eu tenho um bebe de 1 ano de idade, e tenho duvidas sobre quando tenho q levar ao dentista, e quero saber como cuidar de sua saúde bucal. peço ajuda, pois sou mãe de primeira viagem. obrigada att: Layane Aelino

  3. patricia sousa disse:

    oi dotora meu filho tem quatro anos e algum tempo venho notando umas manchas nos dois dentinhos da frente as vezes fica claro outras escuras isso pode ser esmalte dos dentes já levei em um dentista e ela me informou que estava td normal o que faço procuro outro medico?obrigado

  4. jaqueline disse:

    Dra. Carmem, meu filho tem um ano e dois meses, ele nasceu um dente inferior e está nascendo um dente queixal. Gostaria de saber se é normal nascer logo esse queixal, pois os da frente ainda não nasceram?

    • Doutora Carmem disse:

      Cara Jaqueline,

      A cronologia de erupção dos dentes pode variar, o que não significa que haja algum problema.

      Leia este artigo, que você tirará suas dúvidas, mas procure um odontopediatra para acompanhar sua criança regulamente.

      Dentição de leite:

      Leia sem falta: formação, cuidados e prevenção de cáries http://www.clinicaamai.com.br/os-dentes-de-leite

      Qualquer dúvida, ligue para nós!

      Boa leitura,

      Carmem.

  5. conceiçao disse:

    Boa tarde! meu filho tem1 ano e11 meses e qdo os doi dentinhos da frente estavam saindo ja foi com uma manchinha amarela. o que devo fazer?tem como fazer uma restauraçao?

  6. luiz carlos caxias de araujo disse:

    Doutora bom dia !

    desde que descobri seu site, estou sempre lendo informaçoes ultil nos dia a dia de minha filha parabens pelo seu trabalho.

    fiz uma pergunta alguns meses atras e a senhora me respondeu
    agora perguntarei novamente.

    minha filha ta completando 1 ano e 7 meses e nasceu apenas 2 dentinhos inferior, eu e minha esposa esatmos sempre obsvando a boca dela e alguns dias atras a gingiva dela eu estava enchada na regiao das presa. mas desixou e nao saiu dente. na nossa ultima consulta no dentista dela. o dotor pedil que nos obsvarse a linha que fica sobre a gingiva. obsvamos e continua do mesmo jeitinho o unico sinal durante esses 3 meses foi esse inxasso mesmo. dotora existe algum risco de não nascer os dentinho da minha filha ? existe alguma explicação para essa demora ?

    aguardo sua resposta sem mas, abradeço

    luiz carlos

    • Doutora Carmem disse:

      Caro Luiz,

      Agradeço os elogios e fico feliz que esteja acompanhando nosso trabalho.
      Existe um risco de não formação dos dentes de leite, mas essa ocorrência é muito remota. Não há nada que regule a erupção dos dentes além de um fator individual.
      Às vezes, a presença de algum elemento dentro do osso impede a erupção de dentes, mas em dentição de leite isso é pouco provável.
      Continue acompanhando com profissional e se houver alguma agravação quando da erupção dos dentes, medicamentos Antroposóficos, como os que usamos, são uma boa alternativa.

      Quando a dentição está presente, mas apresenta uma demora muito grande de erupção, fazemos uso do mesmo tipo de medicação.

      Boa sorte!

  7. luiz carlos caxias de araujo disse:

    Dotora bom dia,

    minha filha tem 1 ano e 4 meses, e so 2 dentinho e normal essa demora ?

  8. Sheila Cristina Alves de Lima Ferreira disse:

    meu filho tem 6 anos e o dente da frente inferior direito caiu e está nascendo outro dente torto desde a raiz.Obs: chupou chupeta e usou mamadeira até os dois anos. o que devo fazer para corrigir este dente ou devo esperar ele nascer totalmente? me ajude!!!

    • Doutora Carmem disse:

      Cara Sheila,

      Para corrigir o posicionamento do dente, só mesmo um dentista odontopediatra para orientá-la sobre o que acontece nesta fase sugerir medidas que possam melhorar a oclusão.

      Nesta idade, tem um mundo de coisas que você poderá perceber e atuar, com uma ajuda profissional adequada. Depois disso, caso seja sugerido, um ortodontista.
      Mas primeiro por favor, um odontopediatra.

      Dra. Carmem Silvia.

  9. Viviane disse:

    Dr. Carmem, meu filho tem 1 ano e tr~es meses,e já tem muitas cáries,os dentes superiores estragaram rápido, devido a antibióticos que ele tomou.O que devo fazer, já que na minha cidade não tem odontopediatra?

    • Doutora Carmem disse:

      Viviane,
      Não sei onde você mora, mas para tratar desses dentes, só mesmo alguém com muita experiência em crianças dessa idade que tenham com muita cárie.
      Imagine o que será esperar até os sete anos, quando trocará os dentes superiores anteriores?
      Quanta dor sentirá, e o quanto seu organismo não ficará fragilizado com os abscessos provindos das cáries?
      Infelizmente, não tenho outra notícia: você precisa procurar um bom profissional que te oriente e trate dos dentes de seu bebê.
      Não peca tempo.
      Para saber como seria feito um tratamento, leia os artigos do site e assista aos videos. Se ainda tiver dúvidas, ligue para nós.
      Dra. Carmem Silvia.

  10. Fabiana disse:

    Meu filho tem 1ano5meses e só tem dois dente e uma pontinho do terceiro devo fazer alguma coisa por causa dessa demora.

    • Doutora Carmem disse:

      Fabiana, pela alopatia, você poderia acompanhar com um profissional periodicamente, e ver como o quadro se desenrrola. Se optar por uma avaliação global, analisando o caso como um todo, poderíamos ter a opção de dar uma olhada em todo o desenvolvimento da criança e ajudar da melhor maneira. Com condutas e medicamentos naturais, se fosse o caso.
      Dra. Carmem Silvia.

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)