top of page
  • Dra. Carmem

Determinação: a melhor solução para o hábito da mamadeira

Atualizado: 11 de set. de 2019



Pais não removem o hábito da mamadeira em bebês que tomam mamadeira de forma indiscriminada por insegurança, provinda da falta de orientação e incentivo. Já recebi casos em que o próprio pediatra disse, quando questionado pelos pais sobre quando e como remover o hábito:”mas coitadinha, tirar dela esse prazer?

Nesse caso especificamente, a bebezinha chegou ao ponto em que era alimentada exclusivamente por leite de soja. Dia e noite. Noite toda.

E com 2 anos, tinha muita dor nos dentes, com cárie generalizada.

Quando chega um caso assim o que os pais de fora fazem logo de cara é criticar: “Nossa mais como pode, não viram isso antes?”

Normalmente os pais buscam orientação, e querem saber COMO resolver as questões. Só que nem sempre são bem sucedidos. Clique aqui e leia neste artigo, veja o que pode acabar acontecendo, com as orientações desencontradas de profissionais da área de saúde.

Nesta postagem vou me ater a um ponto que não é falado como muito transformador na solução dos problemas que afligem os pais que é a DETERMINAÇÃO.

Sem isso, não dá para orientarmos bons hábitos, pois se nem os pais estão seguros do que desejam, como a criança vai acatar?

As pessoas que experimentam exercitar o poder de sua determinação, levam um susto, e ficam até decepcionadas, pois não precisariam ter dado tantas voltas.

Veja a situação: a bebezinha ficava com a mamadeira dia e noite, sendo substituída por uma cheia, assim que esvaziasse. Se tirasse um pouco a mamadeira, chorava de dor nos dentes. E os pais não percebiam isso. E um círculo vicioso se formou.

A solução foi substituir o conteúdo da mamadeira imediatamente por água. IMEDIATAMENTE. A criança dormiu a noite toda.

Quando o caso é acompanhado no mesmo dia pela decisão inabalável dos pais e medicação antroposófica muitas vezes o bebê dorme direto já no primeiro dia. Dorme direto já no primeiro dia.

Caso a criança acorde, dê água. Não há dúvida sobre o que deve ser feito: a mamadeira deve ser removida, caso o paciente já apresente cárie e estiver numa idade em que consiga ser alimentado. Muitas vezes, a re-introdução dos alimentos deve ser gradual, e caso a criança não tiver cáries e não estiver com dor, a sugestão  é, como publicado em outros artigos, diluir o conteúdo e tornar o bico desagradável, picando ou ralando no ralador de queijo.

Além da decisão pela saúde, nada mais. Simples e rápido.

Doutora Carmem Silvia


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page