top of page
  • Dra. Carmem

Leite de Soja, Mamadeira e as inevitáveis Cáries

Atualizado: 16 de set. de 2019

Paciente de 1 ano e 8 meses chegou ao consultório com cárie em 10 dos 16 dentes que tem na boca.

Mãe diz que não está mais dormindo à noite, de tanta preocupação, pois a evolução das cáries está muito rápida.

Quando perguntada porquê o bebê está com cáries, ela responde que é porque ele mama à noite, “aliás, ele mama a toda hora o dia todo, aonde estiver.”

Foi a uma dentista que disse que não trataria dos dentinhos enquanto ele não deixasse. Disse que ela não conseguiria se ele não deixasse. (Ele tem 1 ano e 8 meses!!)

“Dra. mas não vai dar para esperar ele deixar!!!  As cáries estão evoluindo muito rapidamente!!”

Quando perguntada sobre o que diz o pediatra do fato de ele estar tomando mamadeira desta maneira, respondeu que “ele me dá bronca, mas eu fico com dó e não consigo eliminar o hábito. Eu quero mudar e não consigo. Não sei como.

Ele tinha refluxo, que foi tratado. Permanece com intolerância à lactose. Dou leite de soja, e quando ele chora pela falta da mamadeira, fico com dó.

Não sei mais o que fazer. Fico apavorada só de pensar que ele pode perder os dentinhos.


Eu dava leite de soja, conforme orientação do pediatra, mas ele começou a tomar muito, cada vez mais. Uma noite, chegou a tomar quase 1 litro de leite de soja (usa mamadeira de quase 300 ml e neste dia tomou 4) .

Depois desse dia, controlo mais a ingestão do leite, mas ainda toma uma mamadeira e meia de madrugada. Seu sono é agitado.

Vai tomando o leite de pouquinho em pouquinho, fica com o bico na boca o tempo todo, portanto o leite permanece na boca a noite toda. ”

Nota da Dra. Carmem: o bebê ainda não possui os segundos molares de leite, e coloca direto a mãozinha na boca.  A mãe diz que ele além de agitado, é manhoso e mimado. Dá ordens.

Segue foto da bolsa que a mãe carregava. Veja o conteúdo. O medo de ficar sem o tal “leite” é tão grande, que já vi muitas mães andando com engradados do produto, quando viajam.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page