@ Hope Agencia

  • Dra. Carmem

Mamadeira Noturna um hábito arriscado

Atualizado: 11 de Set de 2019

Normalmente recebo crianças com o hábito do uso da mamadeira noturna muito bem instalado, e o pior, com consequências  como a cárie de mamadeira.

Sempre que posso, divulgo soluções para evitar o transtorno de ter que remover  a mamadeira noturna, portanto, vamos lá.

É imprescindível o acompanhamento bem próximo da criança por um pediatra, converse com seu pediatra sobre a alimentação e hábitos adequados para seu filho. E siga suas sugestões!

Parece óbvia a sugestão, mas é raro encontrarmos pais e pediatras envolvidos, que sintam-se confortáveis em discutir as dificuldades na educação de seus filhos, como também pais confiantes nas sugestões desse profissional. Sem essa relação amistosa, fica difícil o hábito da mamadeira noturna não ser evitado e uma vez instalado, será muito mais difícil de ser removido.

Atualmente percebo que os pais não conversam claramente, com receio de serem repreendidos, e vão levando até a situação tomar uma proporção gigantesca.

O fato é que se você for permissivo quanto ao uso da mamadeira noturna, estará correndo o sério risco de que  seu bebê desenvolva alguns problemas que envolverão toda a família, tais como cárie de mamadeira e gengivite.

Aqui está portanto uma escolha: agir no sentido da saúde ou aguardar a doença se instalar.


É preciso levar meu filho ao Dentista?




Veja nas fotos abaixo, um caso de Cárie de Mamadeira, causado pelo hábito da Mamadeira Noturna, resolvido:

visita ao Odontopediatra (Dentista especializado em crianças), é muito importante, mesmo que às vezes leigos e profissionais da área de saúde como o pediatra, digam que seu filho não necessite de tal acompanhamento tão cedo. Tal fato acontece com freqüência, o que só agrava muito os casos de cárie de mamadeira, por exemplo.

Você precisa levar em conta que uma cárie não pode esperar, que os dentes de leite de seu filho exigem os mesmos cuidados dos futuros dentes permanentes, e que adiando um acompanhamento adequado pelo dentista, você corre o risco de ver seu filho com  desconforto para mastigar, dor de dentes ou nas gengivas inflamadas, baixa de resistência e todas as conseqüências de uma boca doente, como em qualquer adulto.

Então, minha dica inicial é que você precisa levar seu bebê ao Odontopediatra (Dentista especializado em Crianças), já na gestação e depois em torno dos 3 meses de idade.

Seu bebê não vai sofrer por ter sua boca limpa e livre de cáries. Ele será mais saudável e feliz pelo resto da vida, e sempre te agradecerá por isso.

Como Eliminar o Hábito da Mamadeira Noturna?

Buscando soluções, pense nestes aspectos:

  • A maior parte das preocupações das mães é quanto à quantidade de ingestão de alimentos pela criança durante o dia. Portanto, capriche no quesito nutrição. Todos os dias!!

  • Saiba que tudo o que for diferente de água, pode provocar cáries, principalmente se a criança estiver dormindo e sua boca não higienizada após a ingestão da mamadeira. (Veja como limpar a boca de seu bebê neste vídeo)

  • Se você pretende eliminar o hábito da mamadeira noturna, não faz sentido continuar trocando bicos e mamadeiras, ou continuar incrementando os conteúdos das mesmas. (algumas mães ainda perguntam para a criança no meio da madrugada qual o cardápio preferido do dia (ou da noite! – achocolatado ou suco!!??!!)

  • Caso esteja preocupado  com a reação de seu filho contrariado, pense que haverá inevitavelmente uma hora em que você terá que lidar com isso, e que quanto mais cedo, melhor.

  • A maioria dos pais chega sem a real noção da extensão da destruição por cárie de mamadeira, gengivite e má higiene dos dentes do bebê. Portanto, é imprescindível a visita ao odontopediatrapara receber as orientações de higiene adequadas e realização de exame clínico completo, bem como restauração dos dentes comprometidos

  • .A Antroposofia e a Homeopatia podem ajudar em vários aspectos para que o quadro não progrida e o bebê tenha mais conforto e saúde.

Boa sorte para você, e muito empenho! Participe, deixe seus comentários e perguntas para este artigo.

Doutora Carmem Silvia – Dentista de Crianças


Não deixe de assistir ao vídeo: Cárie de Mamadeira em Bebês e Crianças



256 visualizações