top of page
  • Dra. Carmem

Odontopediatria, muito mais que uma boca com dentes

Atualizado: 9 de set. de 2019

Muita gente acha que a criança deve ir ao odontopediatra para saber se tem cáries. E só. Se não tiver, obrigado, volto daqui há um ou dois anos! Quem pensa assim pode se surpreender, e muito!

Saiba  que a boca é um universo, no qual um odontopediatra, especializado em Homeopatia e Antroposofia, por exemplo, conduzirá a criança e a família através de  um reino encantado de possibilidades.

As fases da vida da criança podem ser observadas paralelamente ao desenvolvimento dentário. Nas consultas periódicas, as conversas giram em torno das brincadeiras e da forma como seu filho está enxergando o mundo. Assim, fica mais fácil conduzir a rotina diária de higiene e as atividades de aprendizagem relacionadas com a saúde e higiene pessoal da criança. Sempre novas dicas, sempre novidades em acessórios e recursos.

As características de aderência da placa bacteriana, a presença de manchas nos dentes, em forma de pigmentações ou manchas brancas ou amareladas, bochechas mordidas durante a noite , bruxismo ou apertamento dos dentes, mastigação unilateral,  dentes com má formação, respiração bucal, aftas recorrentes, deglutição atípica, má oclusão. Tudo isso, e muito mais, faz parte de nossa observação, mas junto com o “pacote” do retorno periódico, vem a confiança e o clima alegre de cumplicidade, que vai se desenvolvendo entre o dentista e a equipe treinada para tratar de crianças.

Isso, sim, é o grande  diferencial. Esse relacionamento e os resultados advindos dessa proximidade e acolhimento é o que deve incentivar os pais a dedicarem-se a levar seu filho (de preferência ainda bebê)  a um odontopediatra.


Um abraço caloroso no final da visita, chorar para não ir embora, o orgulho do tratamento bravamente finalizado, são os resultados do empenho dos pais que não pouparam esforços para, junto com o odontopediatra, traçarem planos e estratégias.

Saúde e alegria no final, para  quem pensa e age em  direção a  um futuro viável. Busque um profissional que possa possibilitar esse tipo de relacionamento com você seu filho e toda sua família, e vocês não terão nada a temer!


Dra. Carmem Silvia

What you can read next

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page