• Dra. Carmem

Quando devo levar meu bebê pela primeira vez ao Dentista?

Atualizado: Mai 14


Um ponto que causa muita dúvida nas mães é quando iniciar o acompanhamento da criança por um dentista (odontopediatra). Geralmente a gestante não recebe as orientações sobre a higiene oral do bebê e não é informada de que seu bebê pode ser acometido de cárie até seis meses após a erupção (nascimento) dos primeiros dentes de leite.

Normalmente, os primeiros dentes “nascem” aos seis meses de idade e aos 12 meses é comum encontrarmos crianças com cáries. Isso significa que além da característica individual da criança que não foi analisada a tempo, os cuidados básicos de higiene oral do bebê não chegaram aos pais.

Para mudarmos esse quadro, é importante que as gestantes sejam informadas sobre cárie, higiene e prevenção direcionadas ao bebê e a ela própria.

O exame clínico da criança a partir dos 6 meses de idade é imprescindível, pois pode-se  individualizar a atuação da família para o caso específico de seu bebê.

Iniciar cedo trás muitas vantagens. O relacionamento da família e do profissional com o bebê será muito melhor, envolvido em ambiente carinhoso. A experiência da criança pode ser bem diferente da que seus pais tiveram.

Avalie  a possibilidade de conversar com um odontopediatra quando ainda estiver gestante ou tão logo seu bebê nasça. Não tenha receios, pois é através de sugestões viáveis que a família passará a viver de forma consciente na conquista dos tão almejados objetivos de saúde bucal do bebê.

Dentes perfeitos consegue-se com dedicação contínua, que pode ser prazerosa, desde a gestação.

Doutora Carmem Silvia

TAGGED UNDER:BEBÊS, ODONTOPEDIATRIA, PREVENÇÃO

247 visualizações1 comentário

@ Hope Agencia