Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Atenção aos Primeiros Dentes Permanentes das Crianças

Publicado em: 09/12/2010

Última atualização em: 09/12/2010

Categorias: Antroposofia, Odontopediatria

Autor: Doutora Carmem

Os pais normalmente não percebem quando “nascem” os primeiros molares permanentes de seus filhos. Como a criança não tem habilidade perfeita para escovar, e muitas vezes não demonstra sintomas, é comum o primeiro molar permanente passar despercebido e cariar nos primeiros seis meses após a erupção.

Para evitarmos esse quadro, leia sobre alguns alertas:

Cuidados com o dente permanente:

Aproveite para saber mais sobre esta fase do desenvolvimento infantil, pois a Antroposofia tem um mundo encantado ao seu alcance. Nunca relaxe nos cuidados dos dentes dos nossos pequenos e boa sorte!

Dra. Carmem

Veja também os temas:

115 Comentários:

  1. Olá minha filha Anna Clara tem 5 anos e está com os dentes de leite cheios de caries, porém, os permanentes também estão nascendo amarelados como se também fossem ficar cariados Dr. o que faço?

    • Doutora Carmem disse:

      Já pensou em levá-la a um Odontopediatra para receber as orientações e tratamentos adequados?

      Dra. Carmem Silvia.

  2. helena disse:

    ola boa tarde! dra; faz 8 dias que minha filha tem febre ja levei ao ps 02 vezes fiz todos exames nada foi constatado, ela tem 5 anos e 11 meses a senhora acha que esta febre pode ser dos dentes que estao nascendo?
    j

    • Doutora Carmem disse:

      Sim Helena, pode ser. Para ter certeza ela precisa ser examinada por um Odontopediatra. Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  3. Michele disse:

    Olá,

    Estou um pouco preocupada com o dente do meu filho de 6 anos, o de leite está mole, mais não o suficiente para cair ainda, porém o permanente já está nascendo por trás dele. O que devo fazer? Extrair? E depois? O permanente volta ao lugar certo ou ficará assim?

  4. Cristiane disse:

    Aos 4 anos minha filha iniciou a troca. Agora, aos 7, perdeu 2 caninos um superior e outro inferior. A dentista que acompanha deu a sugestão de não mexer nos outros caninos moles e esperar que eles endureçam novamente, pois não está “vindo” nenhum para o lugar destes. Por conta disso disse que ela terá que usar aparelho. É possível eu aguardar até que ela faça 10 anos para colocar aparelho? Acho-os incomôdos p/ crianças.

  5. Cristiane disse:

    Aos 4 anos minha filha iniciou a troca de dentes. Agora, aos 7, perdeu 2 caninos um superior e outro inferior. A dentista que acompanha diz que não era p/ acontecer. Deu a sugestão de não mexer nos outros caninos moles e esperar que eles endureçam novamente, pois não está “vindo” nenhum “canino novo”. Disse que ela terá que usar aparelho p/ “guardar” o lugar dos caninos. É possível eu aguardar até que ela faça 10 anos para colocar aparelho? Acho-os incomôdos p/ crianças.

    • Doutora Carmem disse:

      Cristiane,

      Não tenho condição de dar uma opinião ser ver sua filha, analisar a oclusão e avaliar uma radiografia panorâmica.

      Sugiro que se estiver com dúvida, procure fazer uma consulta com Odontopediatra.

      Boa sorte.

      Dra. Carmem Silvia.

  6. Marcia disse:

    Olá minha filha tem 5 anos e 11 meses, esta com um dente inferior bem mole, e reclamando bastante de dor não deixa ninguém relar no dente e desde ontem esta tendo febre de 38,4 estou dando dipirona, mas n sei se devo leva-la ao pediatra ou ao dentista, é normal a febre pelo dente ou poderia ser por outro motivo? estamos muito preocupados.
    Desde já agradeço, aguardo resposta.
    Marcia Souza

    • Doutora Carmem disse:

      Márcia,

      Leve primeiro no pediatra, que deve confirmar o motivo da febre.

      Qualquer coisa, depois disso, nos ligue.

      Dra. Carmem Silvia.

  7. Graziela disse:

    Boa tarde minha filha tem 7 anos e ja trocou os dois dentinhos de baixo, agora esta perdendo muitos dentes de uma vez só, mas o problema é que dois dentes fixos de baixo estão ficando moles, sabe me dizer o pq?

  8. cristiane de melo cordeiro disse:

    oi, meu filho tem 5 anos e seus 4 dentes inferiores estão nascendo, e estão todos um pouco moles.isso é preoucupante ou não?

  9. ELIANE DE SOUSA disse:

    ola minha filha tem 6 anos e os dentes molares q estão nascendo estão parecendo que estão com carie estão nascendo bem amarelo com um aspecto de dente podre os dentes supeiores também estão nascendo com manchas estou desisperada o que devo fazer. OBRIGADA

  10. angelica dias disse:

    Meu filho tem 5anos levei ele ao dentista porque nasceu um dente atras de um dente de leite que ainda nao tinha caido gostaria de saber o vai acontecer. Se vai nasce outro nolugar que foi extraido ou o de tras vai pro lugar on foi extraido?

    • Doutora Carmem disse:

      Angelica, muito obrigada pelo contato.

      Gostaria de fazer um comentário.

      Acho muito interessante, como as pessoas vão a um profissional, permitem que a extração de um dente de uma criança seja feita, e saem sem saber o que vai acontecer. Essa é para pensarmos.

      Sim, o dente poderá ocupar o lugar do que foi extraído. O osso tende a crescer para ocupar esse lugar nos próximos meses, e há sim uma chance dehaver uma acomodação.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  11. angelica dias disse:

    Oi tudo bem ? Nasceu um dente atras de um dente de leite que ainda nao tinha caido ,levei. ele ao dentista e foi extraido o dente de leite ,gostaria de saber. Oque vai acontecer no lugar que foi extraido ja que tem um atras ou se o de tras vou pro lugar onde foi extraido?

    • thayse disse:

      o da minha filha aconteceu a mesma coisa, nasceu o permanente atrás do de leite, não arranquei o de leite, esperei amoleceu e caiu e o que tnha nascido atras voltou para o lugar normal.

      • Doutora Carmem disse:

        Thayse, beleza!

        Mas você sabe como é o negócio com criança: precisamos sempre de um olho na nuca!!

        Acompanhe sempre sua filha com um Odontopediatra experiente!

        Boa sorte!

        Dra. Carmem Silvia.

  12. Liliane disse:

    Oi bom dia!
    Gostaria de sabe se o ideal e extrair o dente o fazer carnal no dente de leite, no caso minha filha tem apernas 6 anos e o dente dela e o dente molar que só cair com 12 anos de idade?

  13. Miriã de lima bezerra mota disse:

    Dr. Estou aflita, meu filho de 3 anos teve febre por 19 dias, com intervalo de 7 dias sem febre, hoje apresentou otite e esta sendo medicado. Em meio a tantos exames realizados para descobrir a febre…foi detectada a presença do primeiro molar pronto para erupcionar, a febre e a otite pode ter relação com este dentão?

    • Doutora Carmem disse:

      Sim, Miriã, pode. Mas teria que checar esta informação e tomar os devidos cuidados, além de , em minha opinião, medicá-lo com alternativas naturais e eficientes para o caso. Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  14. lucivane correia disse:

    O meu filho de 5 anos esta nascendo dois dentes permanentes e um esta amarelo e o outro com uma mancha escura, o que será?? os dentes podem voltar a sua coloração normal. estou muito preocupada!

    • Doutora Carmem disse:

      Lucivane,

      Pelo que você me conta, esta é a cor “normal” para estes dentes. Ou seja, eles nasceram assim, e se você não levar seu filho a um profissional especializado, os dentes serão “deixados à própria sorte” e a fragilidade vai fazer com que problemas maiores comecem a ocorrer.

      Vou te passar um link sobre manchas, para que entenda melhor a situação.

      Se estiver interessada no trabalho, ligue para agendar uma consulta.

      Boa sorte!

      Manchas nos dentes:

      http://www.clinicaamai.com.br/manchas-nos-dentes-quais-sao-as-causas-e-tratamentos

      Dra. Carmem Silvia.

  15. Sabrina disse:

    Dra.
    Minha filha tem 4 anos e 3 meses e estão nascendo os dentes permanentes na parte inferior e a parte superior está bem inchada. Por vezes, ela reclama de dor ali.
    Posso dar paracetamol para aliviar a dor? Preciso levá-la no odonto pediatra?

    Muito obrigada.

    Sabrina.

  16. estou preucupada com a minha filha de 7 anos éla não tem nem um dente mole mais hoje eu vi um dente nascendo atras do outro se eu arrancar no dentista ele vai voltar pro lugar ou vai ficar um buraco estou aflita bjs obrigada

    • Doutora Carmem disse:

      Leila,

      Com a extração o dente vai para o lugar na maioria dos casos, pois ocorre um crescimento ósseo anterior.

      VOCÊ NÃO DEVE SE PREOCUPAR, MAS SIM LEVÁ-LA A UM ODONTOPEDIATRA, que vai acompanhar o desenvolvimento de sua filha, ao longo dos anos.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  17. Andrea de Souza Lima disse:

    Olá

    Minha filha de 7 anos e 6 meses está com o dente canino inferior mole.
    Devo me preocupar ?
    Aguardo resposta .
    Andrea

    • Doutora Carmem disse:

      Andrea,

      Vou te passar dois links que poderão ser úteis para você. Assista o vídeo de erupção e veja a tabela de nascimento e no seu caso, exfoliação. Leia o artigo e verá que sempre há uma variação.

      Além disso, pela minha experiência, todos devem se preocupar em levar uma criança regularmente a um Odontopediatra, que esteja acostumado a tratar somente de crianças. Parece óbvio, mas é um, fato.

      A regularidade varia com a idade e fase da vida da criança, mas em minha opinião pessoal, se ultrapassar um retorno de 5 meses, já é mais provável que você terá que correr atrás de “consertar” o prejuízo.

      A esta altura do campeonato, você já deve ter uma radiografia panorâmica de sua filha, certo?

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

  18. jaira maria disse:

    oi minha filha tem 1 ano e 3 mes ela esta nascendo os dente queixas e la ta com muita diarreia eu queria saber se é por causa dos dentes ou por causa de algum alimento que fez mal a ela

    • Doutora Carmem disse:

      Jaira, verifique como o pediatra se ela possivelmente não está com alguma virose.

      Em caso negativo, poderá ser por causa da dentição.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

  19. Edilene disse:

    olá, minha filha tem 4 anos e fez uma restauração no segundo molar e agora estava observando que o dente esta se desfazendo, estou desesperada, pois ela sofreu muito para fazer essa restauração! Esse dente é de leite e vai cai ou não?

    • Doutora Carmem disse:

      Edilene,

      Esse dente precisa de tratamento adequado.

      Ele vai cair somente por volta dos 12 anos.

      Por favor, leia os artigos do site, fale conosco se ainda tiver dúvidas e agende uma consulta se desejar.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)