Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Manchas nos Dentes – Quais são as causas e tratamentos

Publicado em: 22/06/2010

Última atualização em: 20/09/2010

Categorias: Odontopediatria, Prevenção

Autor: Doutora Carmem

Um dos temas  mais preocupantes para os pais e motivo constante de consulta e muitas perguntas, são as manchas nos dentes.

Elas podem ser de natureza diversa, e nada melhor que o exame clínico da criança para determinar o tipo de mancha e tratamento adequado, mas vamos fazer alguns esclarecimentos.

Primeiramente, as manchas nos dentes podem ocorrer por pigmentações externas ao dente, desde placa bacteriana antiga, amarelada (cor de gema de ovo), pigmentações escuras, como as resultantes da ingestão temporária de ferro pela criança. Essas são manchas que podem não ser facilmente removidas pela escovação domiciliar, mas que são eliminadas por profilaxia com pastas e escovas em consultório dentário. O importante é removê-las e verificar como se encontra o esmalte dentário sob essas manchas, corrigir técnicas de escovação e se necessário, conseguir a ajuda de enxaguatórios bucais (veja o vídeo) ou medicação antroposófica que regularize o PH da saliva e consequentemente estabeleça a saúde bucal, com menor aderência de placa.

Além das pigmentações, o esmalte pode ter sofrido algumas alterações, como a seguir veremos:

Porque ocorrem as falhas no desenvolvimento do esmalte dos dentes?

Para responder essa pergunta, vamos ver os resultados de uma pesquisa muito esclarecedora*:

De toda maneira, quando nos deparamos com má formação dentária, podemos solicitar acompanhamento médico para avaliação de alguma doença sistêmica, que possa estar associada a essa característica do esmalte dentário. E o mais rapidamente possível, a criança precisa ser examinada e tratada, pois muitas dessas falhas deixam a dentina exposta, e consequentemente a criança sente dor.

Como a dor é difusa, a criança não sabe precisar o que está sentindo, e a dor acaba passando por um incômodo que se manifesta como irritabilidade, choro fácil, mau humor e falta de apetite. Após o tratamento, os pais sentem a diferença no comportamento da criança e relacionam o bem estar aos dentes tratados.

Por esses motivos, além dos procedimentos usuais com anestesia e produtos que protegem a dentina, costumamos medicar os pacientes com medicação antroposófica, para maior conforto com diminuição da sensibilidade, estabilidade emocional e segurança.

*Fonte: Macroscopic Enamel Defects of Primary Anterior Teeth – Types, Prevalence and Distribution.(Pediatr Dent. Howard L. Needleman, Alan Leviton, Elizabeth Allred 1991;13:208-216).

Espero ter esclarecido alguns pontos sobre esse assunto, mas caso ainda você tenha alguma dúvida, envie um comentário. E consulte sempre um odontopediatra, boa sorte!

Doutora Carmem Silvia – Dentista de Crianças.

Veja também os temas:

460 Comentários:

  1. Mara disse:

    Meu filho tem 6 anos e nascerão os primeiros molares escuros ou seja sem esmalte.Tem tratamento ou cura, como foi adquerido ?Pose ficar todos os dente sem esmalte?

    • Doutora Carmem disse:

      Seu filho, Mara, precisa de tratamento especializado o quanto antes.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  2. Ynae disse:

    Estou com uma mancha bem no dente da frente, apareceu logo depois que eu tirei o aparelho eu acho que o esmalte do dente que está desgastado. Como devo tratar ?

    • Doutora Carmem disse:

      Ynae,

      Você pode ler todas as resposta deste artigo, sobre manchas nos dentes, pois há várias respostas que irão te ajudar.

      Vá a um dentista, para que seu dente seja examinado e uma solução proposta.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  3. Maria Elainr disse:

    Olá, está nascendo um dente na minha bebê de 10 meses, acho que é a presa esquerda, que está com uma mancha amarelada.
    Queria saber se pode ser que não estou escovando corretamente, o dente nasceu a um mês apenas. Escovo 2x ao dia, ela tem 5 dentes ( 4 embaixo no centro e somente essa presa em cima). Estou preocupada.

  4. heloisa disse:

    Dr.meu filho tem um ano e oito meses.e tá com os dentes bem amarelo até parece q tá saindo o esmalte.o que faço. Tô preocupada.sempre escovo direitinho. Isso tem tratamento.me ajuda dr.obg

    • Doutora Carmem disse:

      Heloisa,

      Tem tratamento sim!

      Não acredite que só com limpeza e aplicação de flúor vai resolver.

      Leve a um Odontopediatra acostumado a tratar de bebês.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  5. Raquel disse:

    Meus dentes estao com manchas brancas (eu uso aparelho) é possivel remove-las ??

    • Doutora Carmem disse:

      Não Raquel, não é possível removê-las, mas consulte um dentista o quanto antes para ser acompanhada com cuidado.

      Dra. Carmem Silvia.

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)