Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

Manchas nos Dentes – Quais são as causas e tratamentos

Publicado em: 22/06/2010

Última atualização em: 20/09/2010

Categorias: Odontopediatria, Prevenção

Autor: Doutora Carmem

Um dos temas  mais preocupantes para os pais e motivo constante de consulta e muitas perguntas, são as manchas nos dentes.

Elas podem ser de natureza diversa, e nada melhor que o exame clínico da criança para determinar o tipo de mancha e tratamento adequado, mas vamos fazer alguns esclarecimentos.

Primeiramente, as manchas nos dentes podem ocorrer por pigmentações externas ao dente, desde placa bacteriana antiga, amarelada (cor de gema de ovo), pigmentações escuras, como as resultantes da ingestão temporária de ferro pela criança. Essas são manchas que podem não ser facilmente removidas pela escovação domiciliar, mas que são eliminadas por profilaxia com pastas e escovas em consultório dentário. O importante é removê-las e verificar como se encontra o esmalte dentário sob essas manchas, corrigir técnicas de escovação e se necessário, conseguir a ajuda de enxaguatórios bucais (veja o vídeo) ou medicação antroposófica que regularize o PH da saliva e consequentemente estabeleça a saúde bucal, com menor aderência de placa.

Além das pigmentações, o esmalte pode ter sofrido algumas alterações, como a seguir veremos:

Porque ocorrem as falhas no desenvolvimento do esmalte dos dentes?

Para responder essa pergunta, vamos ver os resultados de uma pesquisa muito esclarecedora*:

De toda maneira, quando nos deparamos com má formação dentária, podemos solicitar acompanhamento médico para avaliação de alguma doença sistêmica, que possa estar associada a essa característica do esmalte dentário. E o mais rapidamente possível, a criança precisa ser examinada e tratada, pois muitas dessas falhas deixam a dentina exposta, e consequentemente a criança sente dor.

Como a dor é difusa, a criança não sabe precisar o que está sentindo, e a dor acaba passando por um incômodo que se manifesta como irritabilidade, choro fácil, mau humor e falta de apetite. Após o tratamento, os pais sentem a diferença no comportamento da criança e relacionam o bem estar aos dentes tratados.

Por esses motivos, além dos procedimentos usuais com anestesia e produtos que protegem a dentina, costumamos medicar os pacientes com medicação antroposófica, para maior conforto com diminuição da sensibilidade, estabilidade emocional e segurança.

*Fonte: Macroscopic Enamel Defects of Primary Anterior Teeth – Types, Prevalence and Distribution.(Pediatr Dent. Howard L. Needleman, Alan Leviton, Elizabeth Allred 1991;13:208-216).

Espero ter esclarecido alguns pontos sobre esse assunto, mas caso ainda você tenha alguma dúvida, envie um comentário. E consulte sempre um odontopediatra, boa sorte!

Doutora Carmem Silvia – Dentista de Crianças.

Veja também os temas:

442 Comentários:

  1. Kathleen disse:

    Oi Dra, eu tenho 11 anos e tenho uma mancha como a da foto acima em um dos meus dentes, e me encomoda muito, existe algum tratamento que não demore muito para a mancha sair, e que seja recomendado para a minha idade?

  2. Kathleen disse:

    Oi Dra, eu tenho 11 anos e tenho uma mancha como a da foto acima em um dos meus dentes, existe algum tratamento que não demore muito para a mancha sair, e que seja recomendado para a minha idade?

  3. karla disse:

    Dr tenho um filho de 1ano e 10 meses, os Dentinhos dele estão nascendo acizentados e já passei no dentista do SUS e a mesma disse que todos dentes dele seriam assim por conta da genética do pai. Fiquei muito triste por isso e gostaria de saber se existe algum tratamento?
    Muito obrigada desde já.

  4. Claudio disse:

    para a imagem acima (hipoplasia) qual o tratamento estético?

  5. Claudio disse:

    Dra. Carmem,
    No caso dessa imagem acima (hipoplasia de esmalte)
    na parte est

  6. vanessa disse:

    eu tenho 13 anos dez quando meus dentes nasceu ele tem uma mancha amarela me encomoda muito tenho muita vergonha disso o que eu fasso ?

    • Doutora Carmem disse:

      Vanessa, leia atentamente o artigo sobre manchas, e se for o caso, agende uma consulta.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

  7. Maiara Ricci disse:

    Bom dia Dr.
    Tenho 18, e tenho a falta de esmalte em todos os dentes!
    Minha irmã de 14 tbm tem…Quando nasceu nossos primeiros dentes eles eram cobertos por manchas pretas e quebravam com muita facilidade!
    Creio que seja um problema hereditário, pois toda a família do meu pai tem…Gostaria de saber oq causa a essa falta de esmalte?

    • Doutora Carmem disse:

      Como você leu no artigo, muitas são as causas, e você já disse que ocorre em sua família, portanto, é hereditário.

      O importante é a restauração perfeita destes dentes.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  8. ELIANE disse:

    minha filha tem 6 anos os dentes permanentes que estão nascendo estão com manchas e os molares que estão nascendo amarelados parecem sem vida, levei ao dentista ela disse que os molares estão sem o esmalte. Disse pra mim não se preocupar não é nada grave só aumentar o cuidado parece que não estou acreditando. Tem alguma solução p/ esses dentes sem o esmalte? O que devo fazer?

    • Doutora Carmem disse:

      Eliane,

      Sim, tem razão em se preocupar.

      Deve levá-la a um Odontopediatra que trate de casos semelhantes, como deve ter lido no artigo onde colocou sua pergunta.

      Passe por uma consulta de avaliação, e terá todas as respostas para o caso de sua filha, bem com as soluções em forma de tratamentos necessários, para que estes dentes não acabem com necessidade de tratamento de canais.

      Boa sorte!

      Dra. Carmem Silvia.

  9. Gess disse:

    Doutora, já tenho 18 anos e desde sempre tenho essas manchas nos dois dentes da frente, não faço a minima ideia do que fazer para retira-las. O que fazer? SOS

    • Doutora Carmem disse:

      Gess,

      Respondi esta pergunta muitas vezes. Poderia ler as respostas publicadas?

      Se ainda tiver dúvidas, nos ligue!

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

  10. socorro disse:

    Minha filha perdeu os dois dentes superior da frente e após uns 8 meses nasceu um e para minha surpresa com uma mancha da cor da gema do ovo. Tem alguma coisa a ver coma medicação que ela tomou na veia devido ter tido meningite minigococica?

    • Doutora Carmem disse:

      Socorro,

      Como você pode ler no artigo pelo qual fez sua pergunta, e também nas respostas às perguntas respondidas no mesmo, não dá para saber.

      O que importa agora, é um acompanhamento clínico adequado.

      Se quiser saber mais sobre o caso específico de seu filho e quais as alternativas, além do que leu no artigo para seu filho, agende uma consulta conosco.

      Obrigada pelo contato,

      Dra. Carmem Silvia.

  11. Alexandre disse:

    Bom dia Dra, os dentes de meu filho de 8 anos estão iguais o da foto principal do seu site, gostaria de saber se a senhora pode indicar algum profissional que atenda na Vila Formosa ou região, obrigado

    • Doutora Carmem disse:

      Alexandre,

      Infelizmente não conheço quem possa te indicar na região.

      Somente sugiro que procure por trabalho especializado, de profissional que esteja acostumado a este tipo de caso.

      Dra. Carmem Silvia .

  12. Lays disse:

    Boa tarde Dra., tenho um osteocondroma no fêmur e meu ortopedista disse que foi devido ao excesso de cálcio. Isso teria alguma relação com essas manchas brancas que também tenho nos dentes?
    Obrigada!

    • Doutora Carmem disse:

      Lays,

      Pela minha experiência, não posso afirmar isso.

      Deveria ser feito um exame bem profundo, dos micro componentes de seu organismo, para saber se pode ser por isso a causa das manchas.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

  13. MARILEIA disse:

    gostaria de saber se danone,banana da manchanos dentes de crianca de anos.o que fazer.

    obrigado

  14. simone gomes disse:

    Meu filho tem dois anos e ele começou com umas machas brancas nos dentinhos superiores,e um tem um pontinho bem pequeninho,levei na dentista e ela disse que tem que fazer o tratamento que ficou um absudo em quatro dente,meu filho entrou em panico so pra ela olhar,agora estou aguniada aqui porque amanha e o dia do tratamento,to com mt medo,o que faço dr?

    • Doutora Carmem disse:

      Simone,

      Você deve conversar com a profissional, no sentido de entender a postura e conduta profissional.

      Caso entenda e concorde, relaxe e confie.

      Só assim, alguém será capaz de resolver os problemas dentários de seu filho.

      Dra. Carmem Silvia.

  15. Nayara disse:

    Queria saber se eu estiver com um pouco de tartaro nos dentes de baixo, oque eu devp fazer pra em seguida fazer um clareamento a laser.

  16. julia disse:

    Oi, tenho hipoplasia de esmalte e minhas manchas me incomodam muito. Queria saber se existe algum jeito de disfarca-las, se microabrasao realmente vale a pena e se talvez se eu fizesse clareamento caseiro com bicarbonato de sodio e agua as manchas iriam sumir ou ficar mais disfarçadas. Obrigada!

    • Doutora Carmem disse:

      Julia,

      Peço que você leia as resposta no site para esta pergunta, pois ela já foi explorada inúmeras vezes.

      Se você quiser um dentista de adulto para avaliar, tenho quem indicar.

      Boa sorte,

      Dra. Carmem Silvia.

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)