Acesse a Área Exclusiva dos Pacientes Amai

O primeiro setênio – dos 0 ao 7 anos

Publicado em: 20/05/2010

Última atualização em: 10/03/2011

Categorias: Antroposofia, Educação, Odontopediatria

Autor: Doutora Carmem

O ser humano vem de um ambiente intra-uterino completamente diferente do terrestre, e quando nasce, passa por um período muito intenso de aprendizagem e desenvolvimento, necessário para sua adaptação na Terra. A organização física do bebê está incompleta, pois ele nasce com o corpo e os sentidos a serem desenvolvidos.

Só aos poucos vai se habilitando para as percepções e atividades que diferenciam os seres humanos. A seguir, abordaremos as principais características e necessidades do primeiro setênio (sete anos).

Essas noções serão complementadas por outros artigos.

O bebê é arredondado, tem bastante água em sua constituição. Essa tendência aos poucos, com o crescimento, vai se modificando. Ficam bastante evidentes estas modificações, quando a criança vai se aproximando dos seis anos, pois os ossos da face começam a crescer para dar espaço para os primeiros molares permanentes.

Mas essa etapa muitas vezes passa desapercebida, e somente aos 7 anos as mudanças das formas arredondadas da criança ficam mais claras, através de uma definição maior não só da fisionomia, mais da percepção do ambiente familiar e do mundo.

Outra relação que chama a atenção no bebê é a proporção cabeça-corpo, que aos poucos também vai se modificando. Importante nesta fase é aprendermos sobre as etapas e evolução da percepção infantil.

Características desta fase:

Ao redor dos 3 anos a criança começa a separar-se do mundo externo, manifestando seus sentimentos e desejos por palavras.

Manifesta pela primeira vez a consciência do “EU”:

Veja também os temas:

2 Comentários:

  1. […] mais conforto e segurança podem ser conseguidos com orientações pedagógicas (veja orientações neste artigo)  e medicações homeopáticas e […]

Deixe o seu Comentário

Clínica Amai: Fone: (11) 3284 5162 • contato@clinicaamai.com.br
R Itapeva, nº 500 - cj. 7A • São Paulo - Próx. a Avenida Paulista (mapa)