• Dra. Carmem

Dentista para Criança Autista – A melhora do Relacionamento com o Paciente pela Antroposofia

Atualizado: 9 de Set de 2019

Homeopatia



O que há de especial no tratamento dentário de crianças autistas, é o que trago para vocês agora. Teremos que superar algumas características,  como a intranquilidade, incômodo com ruídos, texturas,  dificuldade de comunicação e insegurança com mudanças de rotina. Esses aspectos, que podem parecer obstáculos intransponíveis, aliados à quantidade de atividades que a criança já faz podem levar os pais a desistirem antes de procurarem um dentista de crianças.

Uma abordagem diferente sobre o autismo, pode ser encontrada aqui; caso não tenha ainda o diagnóstico definido, sugiro esse manual. Tratando-se de diagnóstico recente, recomendamos a leitura dos várias referência ao final deste artigo.

Então, qual é a novidade animadora da proposta?

Por isso, além de todos os recursos técnicos de abordagem da criança, sempre valorizei a homeopatia e a antroposofia. No entanto, o  que mais me surpreendeu foi a maneira como as medicações antroposóficas atuam de maneira rápida, profunda e eficiente nos autistas



As medicações antroposóficas, totalmente naturais, são um grande diferencial no tratamento dentário de crianças autistas.  A antroposofia não é um movimento religioso, e não atua “contra” a alopatia e sim, a favor do paciente. Muitas vezes, alopatia, antroposofia e homeopatia  devem atuar de forma complementar.

No entanto, além das medicações, para chegarmos a resultados diferentes, devemos considerar uma aproximação, no sentido de que a natureza específica daquela criança e de tudo o que a cerca, seja considerado. Como a criança enxerga, escuta, pensa e reage, define qual será a abordagem para a realização do tratamento dentário.


Uma questão de consciência

A grande preocupação dos pais de crianças autistas, refere-se ao posicionamento dessa criança na sociedade de forma produtiva, segura e harmoniosa. Essa busca, é o diferencial de uma atuação integrativa. A antroposofia e a homeopatia podem contribuir com a manifestação da natureza da criança e dos altos fins de sua existência. A riqueza do mundo interno dos autistas é imensa, e uma abordagem que caminha no sentido da manifestação do potencial e da consciência da criança, é tudo o que os pais mais desejam. A antroposofia e a homeopatia podem atuar portanto, no sentido de ampliar e não adormecer a consciência.



As prescrições feitas para facilitar o tratamento dentário, seguem essa visão. Por isso, o mais comum é a conquista de uma melhoria geral, de vários aspectos da saúde dessa criança, como sono, apetite, humor, concentração e comportamento. O entendimento de como opera o autista em todos os âmbitos é essencial. Os novos estudos, as novas constatações que surgem a cada momento no panorama mundial, fazem com que interliguemos tudo isso a uma visão dinâmica e abrangente dos casos.


A primeira consulta com os pais, e a proximidade profissional ao longo do tratamento dentário, geram oportunidades únicas de propostas pedagógicas para aquela fase da vida da criança. As famílias precisam de alegria, leveza e soluções práticas para elevar a qualidade de vida de todos. O tratamento dentário sob essa visão, significa, na grande maioria das vezes, um portal aberto para grandes transformações. É o que vejo o tempo todo.



Notadamente nesses casos, em que as crianças sentem mais segurança com rotinas estruturadas, os retornos periódicos são um grande segredo rumo à colaboração em casa e no consultório.

E saiba que, quem acaba definindo a periodicidade dos retornos, são os próprios pais, por conhecerem melhor a criança e saberem das dificuldades em casa.


Comunicação

Dentro de espectro autista, há uma graduação quanto às características de cada caso, porém todas as crianças possuem uma interioridade que pode ser desvendada para uma comunicação com o meio externo. De alguma forma, com dedicação e amor.



O elo de confiança  que se estabelece com a criança  é o maior valor advindo do tratamento dentário, segundo essa abordagem. Um salto no desenvolvimento e bem estar de todos,  justifica, portanto, essa dedicação.



Veja o video a seguir sobre Diagnóstico de Autismo em Crianças



0 visualização

@ Hope Agencia