Antes da Era Cristã, na antiga Grécia, cultivava-se a teoria dos 4 elementos e dos 4 humores como fatores de saúde ou, no seu desequilíbrio, de doença.
A partir da Antroposofia de Rudolf Steiner, iniciada no começo do século passado, essa visão ganhou caráter científico e pode ser aplicada à pedagogia e à medicina.
O conjunto das qualidades humanas exteriorizadas pelos temperamentos foram divididas em 4 grandes grupos e seu estudo muito auxilia na maneira de lidar com cada um deles na prática.
Dessa forma pretende-se que esta compreensão de si mesmo e do outro auxilie nos relacionamentos nos âmbitos pessoal e profissional.
No organismo humano, podemos observar a atuação dos quatro elementos e as diferenças significativas que esta atuação tem na vida anímica.
Foi Rudolf Steiner que construiu a ponte entre a antiga doutrina dos elementos e humores , da medicina hipocrática e a medicina e pedagogia modernas, introduzindo os quatro membros essenciais da entidade humana relacionando corpo e alma.
Temos portanto, os quatro temperamentos:
Colérico – elemento calorSanguíneo – elemento arFleumático – elemento águaMelancólico – elemento terra
Temperamento Colérico
Sob a atividade do calor, parece estar sempre ligeiramente contido, “sob pressão”;Protótipo histórico: Napoleão, silhueta compacta, cabeça imponente, nuca larga, membros relativamente curtos, em relação ao tronc
Andar resoluto e dinâmico, pisa forte com o calcanhar
Perseverante, tem iniciativa, se mobiliza por ideais, bem como o amor à verdade, entusiasmado e pontual
Exaspera-se facilmente quando as coisas não saem conforme planejado
Essas características podem ser empregadas pelo idealismo ou egoísmo, podendo sobressair o egoísmo e vaidade
A criança pode manifestar-se por acessos de ira e cólera, chutando e batendo, com muita teimosia
Podem empenhar-se de maneira exemplar em alguma tarefa especial, lutar por outras crianças ou pela reparação de erros
Na escola, podemos sempre incentivá-los através do emprego da ação, pois sempre têm muita iniciativa;Não gostam de chegar atrasados, ficam contentes quando recebem uma tarefa para mostrar para a classe
São exigentes, e não aceitam qualquer coisa.
Temperamento Sanguíneo
Sente-se bem quando rodeado de pessoas
Receptivo, tem interesse por tudo à sua volta;Normalmente não é rancoroso, e relaciona-se com facilidade
São reconhecidas por estarem constantemente em movimento, e se desgastarem facilmente
Por isso, precisam de mais horas de sono e descanso após o almoço, mesmo em idade escolar
Como aluno, é o tipo mais popular, sempre lhe ocorrendo brincadeiras
Como adulto, é simpático, de prosa fácil e agradável, conhece todos pelo nome rapidamente.A alegria pode, no entanto, degenerar em falta de compromisso, trazendo à tona um tipo superficial e inconseqüente
No geral é esquio, de constituição delicada, e ossatura leve, gestos e mímica muito dinâmicos;Seu caminhar é saltitante, acentuando a ponta dos pés
Muitas vezes é chamado de “cabeça de vento”.
Temperamento Fleumático
Conserva a calma mesmo em situações difíceis
Tem importante papel na comunidade, por sua paciência, fidelidade, equilíbrio e amor aos hábitos, precisão e meticulosidade na execução de tarefas;Natureza não agressiva, preocupados em criar harmonia e são extremamente confiáveis
Criança, observa o mundo com olhos admirados, e fica tranqüilo, principalmente e tiver algo para comer
Não responde a tons de comando que tentem leva-lo à ação, é lento;Pode transformar a calma em desinteresse, surgindo pedantismo e bitolação;Tendência a ganhar peso, andar tranqüilo.
Temperamento Melancólico
Na infância, já se salientam os grandes e expressivos olhos no rosto, geralmente estreito
Acontecimentos e encontros atuam nele por muito tempo, podendo chorar à noite por algo que tenha ocorrido pela manhã
Como aluno e adolescente, pode sentir-se incompreendido e desprezado
Participa intensamente de acontecimentos ou relatos de tragédias
Sofre particularmente em ambientes marcados pela superficialidade e falta de compromisso
Na idade adulta, revelam-se como qualidades positivas a profundidade de pensamento, a seriedade e a compaixão
A melancolia torna-se um perigo apenas quando o egocentrismo, narcisismo e mania de criticar a si e aos outros passam para o primeiro plano
Constitucionalmente pode ser alto e magro, e muitas vezes tem uma leve debilidade do tecido conjuntivo, ostentando uma má postura andar pode ser firme e pausado, mas também pesado.
Para saber como lidar com as característica de cada temperamento, tirando de cada um deles o melhor sem esforço, leia mais acessando: Como lidar com os temperamentos seu filho.
Referência bibliográfica:
Consultório Pediátrico, Michaela Glöckler, Wolfgang Goebel, Editora Antroposófica.
Espero ter esclarecido alguns pontos sobre esse assunto, mas caso ainda você tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. E consulte sempre um dentista, boa sorte!
As vezes podem confundir com autismo ou TDAH?